Portugal quer "restabelecimento de uma democracia plena" e reconhece papel dos EUA numa transição "estável e inclusiva", diz Montenegro

RTP /

O primeiro-ministro português indicou este sábado que reuniu com o presidente da República e com o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a situação na Venezuela.

"Estamos a acompanhar em permanência e desde o primeiro momento a situação na Venezuela, com atenção particular à segurança e ao bem-estar da nossa comunidade", assegura Luís Montenegro numa publicação na rede social X

O chefe de Governo acrescenta que a Embaixada de Portugal em Caracas e a rede consular no país "estão plenamente mobilizadas para acompanhar os nossos concidadãos".

Luís Montenegro diz que as autoridades portuguesas estão focadas "no futuro e no restabelecimento de uma democracia plena onde os venezuelanos escolham livremente o seu futuro".

Lembra que Portugal não reconheceu os resultados das eleições presidenciais de 2024. "Tomamos nota das declarações e garantias" do presidente norte-americano.

"Constatamos o papel dos EUA na promoção de uma transição estável, pacífica, democrática e inclusiva na Venezuela com a maior brevidade possível", adiantou ainda.
PUB