Presidente do centro de memória do Holocausto Yad Vashem questiona comparações entre ataque do Hamas e crimes da Alemanha nazi

RTP /

Dani Dayan afirma, em declarações à France Presse, que as comparações entre a ofensiva desencadeada a 7 de outubro pelo movimento radical palestiniano e o Holocausto, na II Guerra Mundial, são "simplistas", mesmo se "as intenções genocidas, o sadismo e a barbárie do Hamas" tenham semelhanças com as atrocidades perpetradas pelo regime nazi de Adolf Hitler.

"Os crimes que tiveram lugar a 7 de outubro estão ao mesmo nível de crimes nazis, mas não são a Shoah. Não aceito a comparação simplista com o Holocausto, mesmo que haja semelhanças nas intenções genocidas, no sadismo e na barbárie do Hamas", estima.

"Para qualquer judeu que tenha ouvido as histórias das famílias a colocarem as mãos sobre a boca de um bebé para que este não chorasse, a associação de ideias é óbvia. Todos pensámos nisso", prosseguiu, para contrapor que, ao contrário de muitos dos judeus perseguidos na II Guerra Mundial, os israelitas da atualidade estão longe de serem vítimas indefesas e o Estado respondeu de forma dura ao ataque do início de outubro.
PUB