Especiais
Presidente turco negoceia libertação de reféns
A informação de que Recep Tayyip Erdogan está ativamente envolvido na libertação dos reféns raptados pelo Hamas no sábado foi confirmada oficialmente pelo seu gabinete.
"Eles estão a negociar para obter a libertação dos reféns", declarou a
fonte próxima de Erdogan, citada pela agência de notícias francesa
AFP, confirmando uma informação da estação de televisão privada
Habertürk.
Há cerca de uma hora o Governo norte-americano confirmou que estão em curso negociações com diversos países da região para libertar as pessoas sequestradas pelos militantes do Hamas, incluindo o Qatar.
Erdogan afirmou igualmente esta quarta-feira o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin salman, de que a Turquia já tomou medidas para levar auxílio humanitário aos civis atingidos pelo conflito israelo-palestiniano, revelou igualmente a presidência turca.
Na mesma chamada, Erdogan considerou inaceitável o bombardeamento de áreas civis, acrescentando que "é importante que os países da região contribuam com mansagens contrutivas para por fim ao conflito", referiu a presidência de Ancara na rede social X, antigo Twitter.
Tradicionalmente próximo do Qatar, Erdogan manteve hoje conversações também com o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, informou a agência oficial Anadolu.
Em nome da Turquia, "estamos prontos para fazer tudo o que estiver no nosso poder", incluindo conduzir "uma mediação" e uma "arbitragem justa", para afastar rapidamente o cenário de conflito na região, declarou o chefe de Estado turco, citado pela Anadolu.
Apesar de uma aproximação iniciada há vários meses com Israel, Erdodan acusou hoje este país de "não se comportar como um Estado" na Faixa de Gaza, onde o exército israelita vem lançando numerosos ataques e ameaça com uma operação terrestre.
com Lusa