Primeiro-ministro diz que país "está melhor do que há um ano"

RTP /

A dar início à discussão do Estado da Nação, Luís Montenegro dirigiu-se aos deputados afirmando que "Portugal hoje é um país dinâmico, competitivo" e "que está melhor do que estava há um ano atrás". Segundo o primeiro-ministro, o país está a projetar-se "para daqui a um ano estar melhor do que está hoje". 

Portugal está a mudar, na ótica do governante, que lidera este governo e garante ter "consciência de muitos dos problemas que enfrentam os portugueses, das suas dificuldades e das suas inquietações".

"O Governo ouviu os portugueses nas últimas eleições", continuou, acrescentando que "governar não é reagir ao ruído", mas "encontrar soluções".

"O país está melhor, a vida das pessoas está melhor, mas existem muitos problemas e o nosso foco é resolver esses problemas".

O Governo já tomou, por isso, “um conjunto alargado de decisões no contexto da agenda transformadora”, como uma “nova redução em sede do valor do IRS”, que deve abranger “em especial a classe média e os que têm rendimentos mais baixos”, ou como a aprovação da TAP.

O Governo aprovou também uma nova política de imigração porque, nas palavras de Montenegro, ouviu os portugueses.

“Vamos ter uma Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras na Polícia de Segurança Pública”, declarou, recordando este como um “tema de extrema importância”.
PUB