Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Proteção Civil alerta para o perigo das cheias rápidas

Proteção Civil alerta para o perigo das cheias rápidas

Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil, alerta a população das zonas urbanas, de Lisboa, Península de Setúbal, Oeste e Lezíria do Tejo para o perigo de cheias rápidas, "com impacto significativo na vida das pessoas pelo alagamento de garagens e zonas de estacionamento subterrâneo".

RTP /

Para esta tarde está prevista precipitação forte. "É mais uma noite de permanente alerta".

Para Mário Silvestre, "a população tem que ter um comportamento seguro, durante mais esta noite. É mais uma necessidade que temos. O comportamento seguro é a tónica para que possamos passar mais este episódio meteorológico sem problemas".

Em relação à situação que se vive no Mondego, Mário Silvestre afirmou que a Proteção Civil está a "acompanhar e monitorizar, com tudo o que é possível em alerta máximo".

Já nos rios Tejo e Sado, o comandante nacional da Proteção Civil alerta para os riscos de inundação.

Estão ativos 12 planos distritais de emergência e proteção civil e 124 municipais.

O último balanço da Proteção Civil dá conta de 16.270 ocorrências registadas devido ao mau tempo, que envolveram mais de 55 mil operacionais e, só nas últimas quatro horas, foram registadas cerca de 250 ocorrências.

As ocorrências mais relevantes continuam a ser as quedas de árvores, as inundações e as derrocadas, acrescentou Mário Silvestre.
PUB