Especiais
Sernancelhe afetado por dois incêndios. Autarca decretou emergência municipal
O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe , Carlos Santos, disse esta quinta-feira que o concelho está "a ser atacado" por dois incêndios distintos, tendo decretado emergência municipal e adaptado um pavilhão para apoiar população, de acordo com a agência Lusa.
"Apesar dos quatro dias de esforços que fizemos, não foi possível segurar os incêndios e eles entraram e colocaram em risco muitas freguesias e populações e dividiu o concelho em duas partes, o que dificultou o combate", declarou Carlos Santos.
Segundo o autarca, pelo lado de Sátão, distrito de Viseu, "o incêndio entrou em Sernancelhe e, neste momento, já chegou a Moimenta da Beira", concelho vizinho, também do distrito. E pelo o outro, que "veio de Trancoso (no distrito da Guarda) passou por Sernancelhe, onde continua a lavrar e andou até ao concelho de Penedono", no distrito de Viseu, esclareceu o autarca.
Prejuízos de "milhões de euros"
Carlos Santos adiantou que pediu ao comando nacional um "reforço de meios, quer terrestres, quer aéreos, mesmo compreendendo que não é só Sernancelhe que está a arder, mas que fosse articulado para minimizar os enormes prejuízos".
Questionado sobre os prejuízos dos incêndios, o autarca explicou que "já são de grande monta, de milhões de euros. Para além da agricultura e da indústria, há também habitação, embora não tenha indicação que sejam de primeira, as que arderam serão de segunda habitação. Falta-me confirmar", afirmou.
Pelas 21h15 estavam no tereno 647 operacionais, apoiados por 210 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil.