Sobral Gordo e Mourísia são aldeias em risco

RTP /

Pelas 9h00 desta quinta-feira, havia duas aldeias em risco, face à progressão do incêndio que deflagrou na véspera perto do Piódão, no concelho de Arganil: Sobral Gordo e Mourísia.

Ouvido ao telefone, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, adiantou que noite não permitiu resolver o incêndio.

O fogo entrou já no concelho da Pampilhosa da Serra, durante a madrugada.

"Estamos a falar de zonas que são muito acidentadas, regra geral com bastantes ventos de sentidos muito variáveis e isso tem dificultado muito o combate", explicou o autarca.

"Nestas zonas de montanha, com vales encaixados, há sempre um número muito significativo de aldeias que estão nas zonas que são atravessadas pelo fogo, é uma das características deste território".

"Há aldeias que, de facto, estão confrontadas com o risco dos incêndios. Uma delas voltou agora a ficar em situação de risco, que é Sobral Gordo. Esta situação está neste momento a ser acompanhada, porque houve uma inversão do sentido de vento e recuou para onde ontem já tinha andado. E há uma outra aldeia, que é Mourísia, que está com o fogo muito próximo e houve inclusivamente já evacuação de algumas pessoas", avançou Luís Paulo Costa.

Nas diferentes aldeias em causa, terão sido já retiradas de casa seis dezenas de pessoas, ainda segundo o presidente da Câmara.

Quanto aos meio no terreno, o autarca admitiu que não é possível "avaliar isso de forma rigorosa". Há nesta altura cerca de 800 operacionais mobilizados.
PUB