Em direto
Última sessão de debate do Programa do Governo na Assembleia da República

UE saúda um homem com um "amor puro pelos mais desfavorecidos"

por RTP

Os líderes das instituições europeias prestaram homenagem ao Papa Francisco, ao seu sentido de igualdade e "ao seu amor tão puro pelos mais desfavorecidos", nas palavras da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“O Papa Francisco inspirou milhões de pessoas, muito para além da Igreja Católica, com a sua humildade e o seu amor puro pelos mais pobres dos pobres”, afirmou Ursula von der Leyen na rede social X. ‘Os meus pensamentos estão com todos aqueles que estão a sentir esta profunda perda’.

Na mesma rede social, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, desejou que as ideias do Papa Francisco continuem a “guiar-nos para um futuro de esperança”, apesar do contexto internacional e dos muitos conflitos.

No nosso recente encontro em Roma, agradeci ao Papa Francisco pela sua forte liderança na proteção dos mais vulneráveis e na defesa da dignidade humana”, escreveu Kaja Kallas no X. ‘O seu sorriso contagiante conquistou os corações de milhões de pessoas em todo o mundo’.

“O seu sorriso contagiante conquistou os corações de milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu.

“Ele era profundamente compassivo. Preocupou-se com os grandes desafios globais do nosso tempo - migração, alterações climáticas, desigualdade, paz - bem como com as lutas quotidianas de cada indivíduo”, continuou o antigo primeiro-ministro português, que preside ao órgão que representa os 27 Estados-Membros da UE.

À semelhança dos líderes mundiais, a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, afirmou estar profundamente triste com a morte do jesuíta argentino, ocorrida na madrugada de segunda-feira, um dia depois das celebrações da Páscoa em Roma, onde se mostrou muito fraco.

PUB