Especiais
Via-Sacra, encontros com jovens e um discurso improvisado na Serafina
Terminamos aqui o acompanhamento ao minuto do terceiro dia da deslocação de Francisco a Portugal e o quarto da Jornada Mundial da Juventude, que ficou marcado pelo discurso improvisado do Papa no bairro da Serafina e pela cerimónia da Via-Sacra que presidiu.
O dia começou com a confissão de alguns jovens a Francisco, no denominado "Parque do Perdão", na "Cidade da Alegria", em Belém – onde estão 150 confessionários destinados aos peregrinos.
Posteriormente, o chefe da Igreja Católica esteve com representantes de centros de assistência sócio-caritativa, no Centro Paroquial da Serafina – instituição que visa responder às necessidades dos bairros da Liberdade e da Serafina, na freguesia de Campolide. No bairro da Serafina, Francisco pediu aos fiéis que sujem as mãos para ajudar o próximo.
Admitindo que não conseguia ler o discurso que lhe foi entregue, aparentemente por causa dos óculos, Francisco acabaria por improvisar. Nesse discurso, agradeceu aos responsáveis do Centro Paroquial da Serafina e às outras instituições presentes o trabalho desenvolvido junto dos jovens.
O Bairro da Liberdade recebe há 100 anos os fluxos migratórios de quem procura uma oportunidade na capital. Os moradores do bairro quiseram aproveitar a visita do papa para chamar a atenção para as suas carências.
De regresso à Nunciatura, o papa esteve reunido com membros do Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, entidade que tem colaborado para que as outras religiões se sintam também envolvidas na Jornada Mundial da Juventude. No encontro estiveram presentes representantes “de todas as cinco principais religiões do mundo: muçulmanos, judaísmo, cristianismo, hinduísmo e budistas”, explicou aos jornalistas o vice-secretário-geral do KAICIID.
À hora de almoço, o papa esteve com jovens na Nunciatura Apostólica, onde tem pernoitado desde a chegada a solo português. Durante uma hora, dez jovens voluntários dos cinco continentes almoçaram com o papa e conversaram sobre temas da atualidade, entre os quais o aborto e a eutanásia.
Pelas 18h00, Francisco presidiu a cerimónia da Via-Sacra no Parque Eduardo VII, na qual estiveram presentes de 800 mil pessoas, segundo a Santa Sé.
No sábado, o papa Francisco estará em Fátima. Dezenas de peregrinos já marcaram lugar no santuário para o ver. Os peregrinos chegaram esta manhã e vão pernoitar em frente à Capelinha das Aparições. O dia irá terminar com uma vigília no Parque Tejo.