Europeias. Sondagens dão empate técnico entre PS e PSD

| Eleições Europeias 2019

Se estes resultados fossem os finais, PS e PSD poderiam eleger oito eurodeputados para o Parlamento
|

O Parlamento Europeu divulgou esta quinta-feira as quartas e últimas projeções acerca da distribuição de lugares na próxima legislatura. As projeções foram baseadas numa sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã e atribuíram um empate técnico entre o PS e o PSD.

O PS está à frente na sondagem, com 33,6 por cento, e o PSD em segundo, com 31,1. Apesar de estarem separados por 2,5 pontos percentuais, este resultado é considerado empate técnico dado que o valor está dentro da margem de erro do estudo (quatro por cento).

Se estes resultados fossem os finais, cada um dos partidos poderia eleger oito eurodeputados para o Parlamento.As eleições europeias realizam-se entre 23 e 26 de maio.

Em comparação com as sondagens realizadas em março, o PSD subiu dois pontos percentuais e o PS desceu meio ponto.

Segue-se a coligação CDU (PCP-PEV), com 9,4 por cento das intenções de voto, significando que poderiam eleger dois deputados, em lugar dos três apontados nas últimas previsões.

Já o Bloco de Esquerda obteve oito por cento das intenções de voto dos portugueses, o que equivale a dois membros no Parlamento.

O CDS-PP surge de seguida, com 6,8 por cento, mantendo um único eurodeputado, tal como aconteceu em 2014.

Em último ficaram o Partido Aliança e o PAN, ambos com 1,3 por cento. Nenhum destes poderá, deste modo, eleger qualquer deputado para o Parlamento.

A sondagem da Aximage tem por base 602 entrevistas por via telefónica, distribuídas por todo o país e regiões autónomas, e foi realizada em 30 e 31 de março e 1 de abril. A margem de erro é de 4 por cento.

Tópicos:

Aximage, Sondagem, Eleições Europeias,

A informação mais vista

+ Em Foco

O maior campo de refugiados na Europa fica na ilha grega de Lesbos. O campo de Moria alberga quase oito mil pessoas, três vezes mais do que a capacidade instalada. Reportagem RTP.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.