Grande Reportagem Antena 1: Fora de pé

por Marta Pacheco

Composição de imagem de Rita Colaço

Na véspera do arranque oficial da época balnear, a Grande Reportagem Antena1 mergulha na vigilância e segurança das praias.

De acordo com o Observatório do Afogamento, os dados de 2022 ainda não estão fechados, mas já foi ultrapassado o pico de 155 mortes por afogamento, registado em 2017. Os banhistas têm dificuldade em reconhecer os perigos, mas também há constrangimentos no que toca aos nadadores-salvadores. Os cursos são exigentes, muitos nem chegam a abrir por falta de interessados e nem todos conseguem chegar ao final. Grande parte dos socorristas são jovens estudantes, que apenas trabalham uma época balnear, e não regressam no ano seguinte. Muitos defendem a profissionalização dos nadadores-salvadores como forma de atrair mais pessoas para esta atividade. Da formação ao contexto real, a repórter Marta Pacheco acompanhou o trabalho de quem está disposto a entrar na água quando todos querem de lá sair. 

"Fora de pé” é uma Grande Reportagem Antena1 de Marta Pacheco, com sonoplastia de Paulo Cavaco, que vai poder ver brevemente com Língua Gestual Portuguesa aqui.


pub