Grande Reportagem Antena1: "Teremos sempre Paris”

| Grande Reportagem
Grande Reportagem Antena1: Teremos sempre Paris”

Foto: Ensina.rtp.pt

Relembramos o sonho de uma revolução que, em Maio de 1968, levou os estudantes para as ruas de Paris e contaminou os operários franceses.

1968 foi um ano de revoltas e de sonhos, um pouco por todo o mundo, mas foi também um ano de desilusões.

Sem que ninguém estivesse à espera, a 3 de Maio de 1968, os estudantes de Paris iniciaram uma onda de protestos e gritaram por reformas no sector da educação. O movimento cresceu e contaminou a classe operária, de tal forma que a 13 de Maio 10 milhões de pessoas protagonizaram a maior greve geral de França e da Europa.

Para a história ficaram os slogans escritos em paredes, muros e cartazes. A revolta estudantil abanou o governo de Charles de Gaulle, mas não o derrubou e o sonho arrefeceu.

Meio século depois, o que foi e o que fica do Maio de 68?
É o que ouvimos Grande Reportagem de Mário Rui Cardoso - "Teremos Sempre Paris".

A informação mais vista

+ Em Foco

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.

    Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

      O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

        Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.