Grande Reportagem Antena1: “Voando sobre um Ninho de Estigmas”

por Antena 1

Composição de Rita Colaço

Na última década os tratamentos com eletrochoques duplicaram nos principais hospitais psiquiátricos do país. Mas os fantasmas do passado continuam presentes.


Choques elétricos, eletrochoques, ECT, electro-convulsivo-terapia. São expressões que estão associadas a um dos tratamentos mais polémicos da história da psiquiatria. 

Começou a ser praticado há cerca de 80 anos, numa cave escondida na Universidade de Roma e mais tarde esteve no centro das queixas dos movimentos antipsiquiatria, que relataram práticas abusivas contra os doentes. Mas o aparecimento de máquinas mais sofisticadas e de estudos que atestam a eficácia do tratamento, sobretudo em casos mais graves e que não respondem à medicação, tem levado à criação de Unidades de eletroconvulsivoterapia. 

Em Portugal, nos hospitais psiquiátricos públicos, em Lisboa e no Porto os números de tratamentos com eletrochoques têm vindo a aumentar a cada ano que passa. A DGS - Direção Geral de Saúde - acompanha esta evolução e admite que pode ser preciso alguma regulamentação.

“Voando sobre um ninho de estigmas” é um trabalho de Isabel Meira.

pub