Grande Reportagem Antena1: “Voando sobre um Ninho de Estigmas”

| Grande Reportagem
Grande Reportagem Antena1: “Voando sobre um Ninho de Estigmas”

Composição de Rita Colaço

Na última década os tratamentos com eletrochoques duplicaram nos principais hospitais psiquiátricos do país. Mas os fantasmas do passado continuam presentes.


Choques elétricos, eletrochoques, ECT, electro-convulsivo-terapia. São expressões que estão associadas a um dos tratamentos mais polémicos da história da psiquiatria. 

Começou a ser praticado há cerca de 80 anos, numa cave escondida na Universidade de Roma e mais tarde esteve no centro das queixas dos movimentos antipsiquiatria, que relataram práticas abusivas contra os doentes. Mas o aparecimento de máquinas mais sofisticadas e de estudos que atestam a eficácia do tratamento, sobretudo em casos mais graves e que não respondem à medicação, tem levado à criação de Unidades de eletroconvulsivoterapia. 

Em Portugal, nos hospitais psiquiátricos públicos, em Lisboa e no Porto os números de tratamentos com eletrochoques têm vindo a aumentar a cada ano que passa. A DGS - Direção Geral de Saúde - acompanha esta evolução e admite que pode ser preciso alguma regulamentação.

“Voando sobre um ninho de estigmas” é um trabalho de Isabel Meira.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.