Terceira vítima mortal em consequência directa da doença

Morreu esta madrugada em Portugal uma terceira vítima como consequência directa da Gripe A. Trata-se de uma mulher de 32 anos que tinha sido mãe há pouco tempo. Recorde-se que ontem tinha sido anunciada a morte de um homem de 53 anos e que com mais estes dois casos são já três as vítimas mortais por Gripe A que não tinham qualquer doença prévia.

RTP /
Portugal já contabiliza três mortes em consequência directa do vírus H1N1 RTP

Em Portugal são já perto de 13 600 as pessoas supostamente infectadas com o vírus.

A mulher que morreu esta madrugada infectada com o vírus H1N1, que foi mãe recentemente, morreu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde se encontrava internada desde 18 de Agosto.

Segundo o Ministério da Saúde tratava-se de uma puérpera de 32 anos "sem doença de base" e que se encontrava internada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital.

Ainda segundo o Ministério da Saúde a causa da morte foi "pneumonia bilateral provocada pelo vírus H1N1".

Trata-se da terceira morte pelo vírus H1N1 em Portugal e acontece um dia depois de conhecido um outro caso fatal, um homem de 53 anos que morreu no Hospital de São João, no Porto, em consequência de pneumonia bilateral.

A 26 de Setembro foi conhecida o primeiro caso com a morte de um homem de 49 anos no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima também de uma pneumonia provocada pelo mesmo vírus.

Pneumonia é complicação mais frequente
O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) já explicou esta manhã que a pneumonia, identificada nos três doentes com o vírus H1N1 que morreram em Portugal, é a complicação mais frequente da gripe, incluindo a gripe sazonal.

António Segorbe Luís, em declarações à Agência Lusa, a propósito do terceiro caso mortal de Gripe A em Portugal explicou que esta é uma "complicação comum".

"Todos os anos morrem pessoas com a gripe sazonal em Portugal e a pneumonia é uma das complicações mais comuns desta doença, embora seja menos frequente na gripe A", referiu o Presidente da SPP.
PUB