Alemanha e Reino Unido intercetam três caças russos sobre o Mar Báltico

por RTP
Foto: Majid Asgaripour - Reuters

A Alemanha e o Reino Unido intercetaram esta quarta-feira três aviões de caça russos em missões de reconhecimento sobre o Mar Báltico, anunciou a Força Aérea alemã.

"Voos de reconhecimento intercetados. [Caças] Eurofighters alemães e britânicos foram alertados para identificar três aeronaves militares”, escreveu a Força Aérea da Alemanha no Twitter.

“Os dois caças SU-27 Flankers e um IL-20 russos estavam novamente a voar sem sinais de Transponder [dispositivo de comunicação] no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico", acrescentou.


A Alemanha e o Reino Unido participam, no âmbito da NATO, na vigilância do espaço aéreo dos Estados Bálticos. No passado dia 17 de abril já tinha ocorrido uma interceção semelhante.

Os incidentes com aeronaves russas e de países da NATO multiplicaram-se nos últimos anos, mesmo antes do início do conflito na Ucrânia.

Frequentemente aconteciam no Mar Báltico, mas também no Mar Negro e noutras regiões.

Na terça-feira, o exército norueguês disse ter identificado, no âmbito de uma missão da NATO, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack, dois aviões-tanque Il-78 Midas e três caças MIG-31 Foxhound no espaço aéreo internacional sobre o Mar de Barents, situado a norte da Noruega e da Rússia.

Em março, a Força Aérea russa intercetou um drone American Reaper MQ-9 que caiu nas águas do Mar Negro. O incidente causou uma breve escalada de tensões entre Washington e Moscovo.
Tópicos
pub