Ataque à central de Zaporijjia aproxima-nos de acidente nuclear importante, alerta AIEA

por Lusa

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, criticou hoje os ataques recentes à central nuclear ucraniana de Zaporijjia.

"Aproximamo-nos perigosamente de um acidente nuclear", disse Grossi, em alusão a uma série de ataques que o local, ocupado por militares russos desde março de 2022, sofreu desde 07 de abril, com russos e ucranianos a responsabilizarem-se mutuamente.

"Estes ataques irrefletidos", os primeiros a visarem diretamente a maior central da Europa desde novembro de 2022, "devem cessar imediatamente", sustentou Rafael Grossi, durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas dedicada a este problema.

"Apesar de felizmente não terem provocado um incidente radiológico desta vez, aumentaram em muito o risco na central de Zaporijjia, onde a segurança nuclear já está comprometida", acrescentou o diretor da AIEA, que tem técnicos no local.

Os ataques, considerou, constituem também um "precedente perigoso, ao terem atingido com sucesso a estrutura de confinamento de um reator".

Avisou também que "dois anos de guerra pesam pesadamente na segurança da central nuclear Zaporijjia. Cada um dos sete pilares da AIEA sobre a segurança e da segurança nuclear foram comprometidos".

De forma direta, alertou: "Aproximamo-nos perigosamente de um acidente nuclear".

Apesar de os seus reatores da central estarem parados, "os perigos potenciais de um acidente nuclear importante continuam muito reais".

pub