Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Centenas de funcionários alemães vão abandonar a Rússia a partir de junho

por Lusa

Centenas de funcionários alemães, entre diplomatas e professores de alemão, vão deixar a Rússia a partir de 01 de junho, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ao jornal germânico Süddeutsche Zeitung.

O motivo é uma decisão de Moscovo de limitar severamente o número máximo de funcionários das missões diplomáticas e organizações culturais alemãs na Rússia, em retaliação contra a expulsão de diplomatas russos supostamente envolvidos em espionagem.

"O limite estabelecido por Moscovo, a partir do início de junho, exige um grande corte em todas as áreas da nossa presença na Rússia", confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão ao jornal.

O objetivo do ministério é "garantir uma presença mínima" de trabalhadores do campo cultural, "mantendo ao mesmo tempo uma presença diplomática".

Segundo o Süddeutsche Zeitung, diplomatas serão afetados, mas também professores de institutos educacionais alemães em Moscovo e funcionários do instituto de línguas e cultura Goethe.

Além da embaixada alemã em Moscovo, existem consulados alemães nas cidades russas de Ecaterimburgo, Kaliningrado, Novosibirsk e São Petersburgo.

Em abril, 30 funcionários de missões diplomáticas russas, acusados pelos serviços secretos alemães de estarem envolvidos em espionagem, tiveram de deixar a Alemanha.

pub