Sem vítimas. Rússia acusa Kiev de ataque com drones contra Moscovo

por Inês Moreira Santos - RTP
"No início desta manhã, um ataque com drones causou danos menores em vários edifícios" Maxim Shemetov - Reuters

O Ministério da Defesa da Rússia acusou Kiev de ter lançado, na madrugada desta terça-feira, um ataque com aparelhos aéreos não tripulados contra a região de Moscovo numa operação que classificou como ação "terrorista". De acordo com o Kremlin, as forças russas abateram oito drones ucranianos que visavam a capital russa, um ataque raro que ocorreu ao mesmo tempo que a capital ucraniana, Kiev, foi alvo de uma terceira onda de ataques em 24 horas.

"No início desta manhã, um ataque com drones causou danos menores em vários edifícios. Todos os serviços de emergência da cidade se encontram no local", escreveu o presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, na Telegram.

Segundo a mesma fonte, não há feridos graves nem vítimas mortais, "apenas duas pessoas receberam tratamento médico em ambulatório".

"Cerca de 25 drones foram projetados contra Moscovo (...). Um deles levava artefactos explosivos que não detonaram"
, indicou Sobyanin.
Evgueni Mouravitch, correspondente da RTP em Moscovo

Também o governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, disse que "hoje de manhã" os residentes da província (Moscovo) ouviram o som de explosões "devido à ação das defesas aéreas".

"Vários drones foram abatidos quando se aproximaram de Moscovo"
, referiu Vorobiov.

Entretanto, o Ministério russo da Defesa classificou-o como um "ataque terrorista" de Kiev e afirmou ter neutralizado todos os oito drones envolvidos.

“Esta manhã, o regime de Kiev lançou um ataque terrorista de drones na cidade de Moscovo. Foram lançados oito drones do tipo aeronave neste ataque. Todos os aparelhos inimigos foram abatidos”
, informou o Ministério.

Na zona do aeroporto de Domodevo, na região de Moscovo, “não se detetaram drones” e “as partidas e as chegadas decorrem conforme o horário", segundo o gabinete de imprensa da segunda maior estrutura aeroportuária da capital russa.

De acordo com as agências internacionais, este alegado ataque com drones contra Moscovo ainda não foi verificado por entidades independentes e Kiev não se pronunciou. Mas a confirmar-se pode tratar-se do ataque mais grave contra Moscovo desde o dia 2 de maio, dia em que as autoridades russas acusaram Kiev de um suposto ataque com aparelhos não tripulados contra o edifício do Kremlin, sede da Presidência da Rússia.
"Ataque massivo" em Kiev faz pelo menos um morto
Pouco antes do anúncio do ataque de drones a Moscovo, a Ucrânia já tinha denunciado um “ataque massivo” contra Kiev que provocou a morte de uma, no terceiro ataque à região em apenas 24 horas.

"Das 23h30 às 4h30, as tropas de ocupação russas atacaram a Ucrânia" com 31 drones Shahed-136/131 de fabricação iraniana, 29 dos quais foram intercetados, "quase todos perto da capital e nos céus de Kiev", segundo a Força Aérea Ucraniana no Telegram.

“Uma pessoa morreu, uma idosa foi hospitalizada, duas vítimas foram tratadas no local”, disse o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko.

Os destroços dos drones caíram sobre um prédio de vários andares no bairro de Holosiivsky, no sul da capital ucraniana. Ainda de acordo com a administração civil e militar de Kiev, 20 pessoas foram retiradas do prédio em causa.

"Os dois andares de cima estão destruídos, pode haver pessoas sob os escombros", acrescentou a entidade no Telegram.

No início da noite, Klitschko tinha anunciado que uma mulher de 27 anos foi hospitalizada após a queda de detritos, também em Holosiivsky.

As autoridades dizem que o ataque noturno foi levado a cabo com recurso a drones, sendo que outros destroços que caíram incendiaram uma casa no bairro de Darnytskyi, também no sul da cidade, e três automóveis no bairro central de Pechersky. Os detritos caíram ainda sobre uma empresa no bairro de Svyatoshynskyi, em Kiev ocidental. As sirenes de alerta aéreo soaram durante a noite na capital ucraniana e nas regiões de Cherkasy (centro), Kirovohrad, Mykolayiv e Kherson (sul).

Já na segunda-feira mísseis russos foram lançados em plena luz do dia em Kiev, semeando o pânico nas ruas, após mais uma noite de bombardeamentos, e vários moradores refugiaram-se em abrigos subterrâneos, principalmente nas instalações do metro.
pub