Zelensky avisa que russos na central nuclear de Zaporizhia são um "alvo especial"

por RTP
Alexander Ermochenko - Reuters

Num discurso publicado no sábado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o exército ucraniano tem como alvo os soldados russos que disparem contra a central nuclear ocupada ou que se entrincheirem em Zaporizhia para disparar a partir daí.

“Todos os oficiais militares russos que dispararem contra a central ou dispararem a partir da central têm de entender que se tornam um alvo especial para os nossos serviços secretos, para os nossos serviços especiais e para o nosso exército”, alertou Zelensky num vídeo publicado no sábado no Telegram.

O presidente da Ucrânia acusou o presidente russo Vladimir Putin de estar a usar a central nuclear de Zaporizhia para fazer chantagem e pediu novas sanções contra Moscovo de forma a “bloquear necessariamente a indústria nuclear russa”.
Kiev e Moscovo têm trocado acusações sobre os mais recentes ataques contra Zaporizhia. A maior central nuclear da Europa, no sul da Ucrânia, foi capturada pela Rússia no início da invasão, mas está ainda a ser gerida por técnicos ucranianos.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak acusou a Rússia de "atingir a parte da central nuclear onde é gerada a energia que alimenta o sul da Ucrânia". "O objetivo é desconectar-nos da central e culpar o exército ucraniano por isso", escreveu Podolyak no Twitter.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que está a tentar agendar uma visita à central, alertou para os perigos de um desastre nuclear e apelou à cessação dos combates.

Peritos em energia nuclear avisam que a presença de militares russos na central ucraniana de Zaporizhia pode aumentar o risco de erro humano pela pressão que criam.


Os países do G7 pediram a Moscovo que retire as suas tropas da central nuclear, por receio de uma catástrofe nuclear, que Kiev tem reiterado que seria muito superior ao desastre de Chernobyl.

Os bombardeamentos do recinto da central não atingiram para já nenhuma estrutura crítica.
Tópicos
pub