Israel mata 30 palestinianos em ataques no centro de Gaza

Israel mata 30 palestinianos em ataques no centro de Gaza

Pelo menos 30 palestinianos foram mortos esta madrugada numa série de ataques israelitas a um campo de refugiados a norte de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, disseram à agência EFE fontes do hospital Al Awda.

Lusa /

A maioria dos corpos chegou a esta unidade hospitalar em pedaços, disseram as mesmas fontes.

Os tanques israelitas avançaram sobre o campo, obrigando muitas famílias a fugir, embora outras tenham ficado para trás, escreveu ainda a EFE, que cita fontes do enclave palestiniano.

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, mais de 59 mil pessoas morreram e outras 145 mil ficaram feridas em Gaza desde o início da ofensiva israelita, na sequência dos ataques do Hamas e de outras milícias palestinianas contra Israel, a 07 de outubro de 2023.

Além disso, nos últimos dias, as mortes relacionadas com a fome aumentaram, de acordo com as autoridades de saúde locais, que culpam pelo flagelo crescente as restrições impostas por Israel à ajuda humanitária.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, negou a existência de fome em Gaza e afirmou, na segunda-feira, que iria continuar a trabalhar com os Estados Unidos e países europeus para "garantir a entrada de grandes quantidades de ajuda humanitária na Faixa de Gaza".

De acordo com o exército israelita, foram distribuídos ontem 200 camiões de ajuda e lançados alimentos por via aérea, em cooperação com os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia.

No entanto, as agências internacionais e a ONU alertaram para o facto de ser necessária muito mais ajuda do que a que está a chegar, para satisfazer as necessidades de uma população que está sob cerco total há 22 meses.

 

Tópicos
PUB