Presidente palestiniano vai receber presidente francês em Ramallah

por Lusa

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, vai receber hoje o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, em Ramallah, na Cisjordânia, anunciou o gabinete do líder palestiniano.

Macron chegou hoje a Telavive para se encontrar com as autoridades israelitas, na sequência da guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que provocou milhares de mortos e feridos desde 7 de outubro.

O encontro entre Abbas e Macron em Ramallah "está previsto para começar às 17h00 [locais, 15h30 em Lisboa]", disseram elementos do gabinete do líder palestiniano à agência francesa AFP.

A deslocação de Macron a Ramallah não foi imediatamente confirmada pela presidência francesa.

Abbas recebeu na segunda-feira o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, que lhe prometeu o empenho dos Países Baixos na criação de condições para ajudar os civis na Faixa de Gaza.

"Os Países Baixos continuarão a apelar à criação de pausas e corredores humanitários", afirmou Rutte após o encontro em Ramallah, de acordo com a agência espanhola Europa Press.

Trata-se de "permitir que os fornecimentos essenciais, como alimentos, água e combustível, cheguem aos civis, para que estes tenham acesso à assistência de que tanto necessitam", disse.

Rutte acrescentou que, "embora possa parecer distante, a paz e a segurança para israelitas e palestinianos só são possíveis se as perspetivas de um Estado palestiniano, juntamente com um Israel seguro, forem renovadas".

Tópicos
pub