Marcelo presente nos eventos "mais significativos" da visita do Papa Francisco

por Lusa

O Presidente da República estará presente nos eventos "mais significativos" da visita do Papa Francisco a Portugal, entre 02 e 06 de agosto para participar na Jornada Mundial da Juventude, e que contará com uma deslocação a Fátima.

"O Presidente da República, para além da audiência no Palácio de Belém, estará presente nos mais significativos eventos da presença do Papa Francisco em Portugal e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)", lê-se numa nota hoje divulgada na página da Presidência da República.

Nesta nota, Marcelo Rebelo de Sousa refere que, no dia 02 de agosto, que irá marcar o início da visita do Papa Francisco a Portugal, o representante máximo da Igreja Católica vai ser recebido no Palácio de Belém, "seguindo-se um encontro no Centro Cultural de Belém entre o Santo Padre, as autoridades portuguesas, a sociedade civil e o corpo diplomático acreditado em Portugal".

No dia 03, o Papa Francisco irá participar na cerimónia de acolhimento no Parque Eduardo VII, em Lisboa e, no dia a seguir, participará na Via-Sacra, no mesmo local.

Já na manhã do dia 05, indica a nota da Presidência, está prevista a deslocação do Papa Francisco a Fátima e, à noite, a participação "numa vigília com jovens no Parque Tejo", em Lisboa.

"No último dia da visita, dia 06 de agosto de manhã, o Papa Francisco celebrará uma missa no Parque Tejo, e antecedendo a sua partida de Portugal nesse dia à tarde, Sua Santidade estará presente no encontro com voluntários da JMJ 2023 no passeio marítimo de Algés", lê-se no comunicado.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A edição deste ano, que contará com o Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19.

Tópicos
pub