Emirados e Turquia assinam acordos bilaterais de 45 mil milhões de euros
O Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, assistiram hoje à assinatura de acordos bilaterais avaliados em cerca de 45 mil milhões de euros.
"Os acordos - cujo valor é estimado em 50,7 mil milhões de dólares (cerca de 45 mil milhões de euros) - visam diversificar o quadro do Acordo Geral de Parceria Económica EAU-Turquia e aprofundar os investimentos entre as duas nações em setores estratégicos", informou a agência de notícias oficial dos Emirados, WAM.
Os acordos incluem, entre outros, um de extradição entre os dois países, a criação de uma Comissão Conjunta de Economia e Comércio e um outro para desenvolver projetos de energia e recursos naturais.
Os dois presidentes reuniram-se hoje em Abu Dhabi, na última cidade que Erdogan visitará na sua passagem pelo Golfo Pérsico com o objetivo de atrair investimentos da região petrolífera para o seu país.
"Durante o encontro de hoje dos dois dirigentes, estes laços foram ainda mais consolidados com o anúncio de um acordo conjunto para a constituição do conselho estratégico de alto nível", reportou a WAM, acrescentando que ambos os dirigentes reafirmaram o seu compromisso de "promover a estabilidade, tanto regional quanto internacional".
Com esta visita, Erdogan encerra um périplo de três dias pelo Golfo, depois de visitar a Arábia Saudita, onde foi assinado um contrato para exportar `drones` turcos para este país árabe, e para o Qatar.
Durante anos, a Turquia e os Emirados Árabes Unidos estiveram em lados opostos dos conflitos regionais devido a ideologias conflituantes e ao apoio de Ancara à Irmandade Muçulmana, embora desde 2021 os dois países se tenham aproximado e assinado dezenas de acordos em diferentes áreas, incluindo no setor da Defesa.