Morreu ator norte-americano Ben Gazzara
Nova Iorque, Estados Unidos, 04 fev (Lusa) -- O ator norte-americano Ben Gazzara, conhecido pela sua carreira no teatro e no cinema, morreu sexta-feira aos 81 anos num hospital de Nova Iorque vítima de cancro, revelou o diário The New York Times.
Aluno lendário da escola "Actors Studio New York", por onde passaram outras estrelas de Hollywood como Marlon Brando ou Al Pacino, o ator deu os seus primeiros passos no mundo do espetáculo em peças de teatro.
Gazzara conquistou a fama nos palcos com a versão para teatro de "Gata em Telhado de Zinco", dirigido por Elia Kazan, que mais tarde foi levado ao cinema com Paul Newman no principal papel.
Entre papéis que desempenhou contam-se os dos filmes "Os Maridos" (1970) e "The Killing of a Chinese Bookie" (1976).
Mas após a sua estreia em Hollywood em "The One Strange", em 1957, um dos seus papéis mais recordados aconteceu em "Anatomy of a Murder", de Otto Preminger filme nomeado para sete Oscars.
Outra das suas principais interpretações foi ter assumido o papel de Al Capone no filme de Steve Carver, ou o enigmático Klein no thriller "O Prisioneiro Espanhol" (1997), de David Mamet.
Natural de Nova Iorque, onde nasceu a 28 de agosto de 1930, Ben Gazzara era oriundo de uma família de origem italiana.