Possível atentado faz vários mortos no concerto de Ariana Grande em Manchester

por Paulo Alexandre Amaral, RTP
Andrew Yates, Reuters

Relatos de uma explosão no final de um concerto de Ariana Grande, na cidade Manchester, em Inglaterra, estão a ser noticiados por vários meios de comunicação. As autoridades já fizeram saber que estão a tratar o caso como possível ato de terrorismo e a polícia aponta para a existência de 19 mortos e 50 feridos. Várias pistas no Twitter apontam para o Estado Islâmico.

Uma explosão de origem desconhecida foi ouvida na Manchester Arena, cerca das 22H35 (GMT), após o concerto de Ariana Grande.

A polícia de Manchester informou através da sua conta no Twitter da existência de mortos e feridos em resultado de uma explosão na Arena de Manchester, a maior sala do género na Europa, com capacidade para 21 mil pessoas.

As forças de segurança estão a seguir os protocolos correspondentes a um "possível incidente terrorista", adiantou ao início da madrugada a televisão britânica Sky News.

Um colunista do New York Observer acaba de fazer retweet de um post no Twitter de uma conta entretanto suspensa que aparenta ter sido colocado como provocação ou aviso para a concretização de um atentado na Manchester Arena.

 


Na sua conta, um especialista americano em terrorismo, Michael S. Smith II, colocou um tweet com vários exemplos das crescentes celebrações de contas ligadas ao estado Islâmico.


Pânico e morte no concerto de Ariana Grande

 

A situação provocou pânico entre os fãs da cantora, na sua maioria crianças e adolescentes. A polícia de Manchester pediu à população para que evite a zona. 


Uma hora depois, um tweet forneceu o primeiro balanço: 19 mortos e 50 feridos. A polícia de Manchester acrescentou também que o incidente está a ser tratado como um ato terrorista.



O episódio de Manchester remete para o atentado na sala de espetáculos Bataclan, em Paris, onde - numa noite de vários ataques do Estado Islâmico por toda a cidade de Paris - morreram 89 pessoas. No total foram mortas mais de 180 pessoas nesse 13 de Novembro de 2015.

A grande diferença entre as tragédias do Bataclan e da Manchester Arena é a idade daqueles que assistiam aos concertos, maioritariamente crianças e jovens no segundo caso.

A polícia levou entretanto a cabo uma explosão controlada de um pacote suspeito nas redondezas, mas informou logo após que se tratava de um saco com roupa abandonada.
Internet enche-se de imagens de pânico e terror
Nas redes sociais estão a a ser colocados dezenas de videos dos momentos que se seguiram às explosões, com pessoas a correr, ouvindo-se os gritos de pânico.

 


 


Uma testemunha que esteve no concerto de Ariana Grande ouvida pela Reuters diz ter ouvido uma grande explosão quando abandonava a sala: “Estávamos a sair e já na porta deu-se uma explosão gigantesca e começou toda a gente a gritar”.

“Foi uma explosão gigantesca, podíamos sentir o impacto no peito. Foi caótico. Toda a gente começou a correr aos gritos e a tentar chegar às saídas”, acrescentou.

"Havia sangue por todo o lado", declarou outra testemunha, citada pela CNN.

Várias fotos mostram as forças de segurança a retirarem feridos da Manchester Arena.


Foi também evacuada a estação ferroviária Vitória, que liga ao pavilhão Arena, e todos os comboios cancelados, informou a empresa National Rail através de um comunicado colocado na Internet.
Transportes suspensos

"Os serviços de emergência estão a lidar com um incidente na Arena de Manchester. Uma vez que Manchester Victoria está localizada perto da Arena, a estação foi evacuada e todas as linhas encerradas", adiantou a empresa, para acrescentar que "os comboios são incapazes de ir para e partir de Manchester Victoria. Alguns comboios vão ser cancelados e vão partir ou chegar a estações alternativas".

Face à suspensão da circulação ferroviária, os meios de comunicação noticiaram que vários taxistas estão a oferecer-se para levar a casa os jovens que assistiram ao concerto. Há também hotéis que se ofereceram para os acolher até que os pais cheguem ao local.

Entretanto, a conta oficial de Ariana Grande no Twitter já fez saber que a cantora e os membros que a acompanhavam se encontram bem.
Tópicos
pub