Maria Flor Pedroso entrevista Manuel Sobrinho Simões

| Maria Flor Pedroso
Maria Flor Pedroso entrevista Manuel Sobrinho Simões

Foto: Antena1

O maior problema de saúde pública em Portugal: a diabetes e a obesidade. Aqui ao lado em Espanha, com a mesma carga genética, não é assim.

Sobrinho Simões, professor, médico mas sem doentes, Prémio Pessoa, Prémio Ciência Viva, o patologista mais influente do mundo, lamenta em entrevista à Antena1 a degradação do ensino da medicina em Portugal. Por causa da falta de dinheiro, da falta de organização e da “lógica do consumismo médico, da produtividade e das consultas externas" que ainda não foi invertida por este Governo.

Elogia uma boa ideia do Ministério da Saúde que, no entanto, esbarrou na falta de dinheiro. A ideia era "finalmente articular as faculdades de medicina com os hospitais e institutos de investigação" e proporcionar aos médicos 30% do tempo para investigar. Isto obrigaria a que o Ministério da Saúde colocasse mais 30% de médicos nos hospitais. "Só que o Ministério não tem dinheiro para isso e estamos a piorar o ensino médico".

O maior problema de saúde pública em Portugal: a diabetes e a obesidade. Aqui ao lado em Espanha com a mesma carga genética não é assim.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.