Euronews chega a 344 milhões de lares em 155 países
Lyon, 25 nov (Lusa) -- A euronews chega hoje a 344 milhões de casas em 155 países através do cabo, satélite e televisão digital terrestre, sendo líder de audiências na Europa, Médio Oriente e África entre as estações de televisão exclusivamente de notícias.
A euronews é emitida em 265 milhões de lares na Europa, Médio Oriente e África, número que compara com 185 milhões de lares a que acede a CNN, 180 milhões a TV5 Europe, 125 milhões o canal Eurosport ou com os 122 milhões de casas em que entra a BBC World, de acordo com dados do inTV Report, relativos ao terceiro trimestre de 2010 e segundo trimestre de 2011, compilados pela euronews.
Entre o universo de países com língua oficial portuguesa, para além de Portugal, a euronews chega via satélite ao Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.
Em Portugal, são 3,49 milhões de lares que recebem a euronews, transmitida na RTP1, RTP2, RTP Madeira e RTP Açores durante as madrugadas, mais ou menos horas dependendo dos canais, e em canal próprio, designadamente na Zon, Meo, Vodafone e Clix, entre outros.
Com um orçamento anual de 70 milhões de euros, a euronews está disponível em todas as plataformas de distribuição e é -- também em Portugal, de acordo com a SEM -- líder entre os canais internacionais de notícias, com 35 por cento de `share` semanal, contra 31 por cento da Sky News, 29 por cento da CNN e 25 por cento da BBC World News, num universo de 816 mil espectadores.
Em todos os países em que está presente, Portugal é, a seguir à Rússia, aquele em que a euronews regista maior penetração, com 65 por cento dos lares, de acordo com o relatório de verão da EMS. A euronews cita ainda um outro estudo da EMS segundo o qual Portugal é onde a estação tem maior notoriedade entre os 20 por cento de agregados familiares mais ricos, com 97 por cento dos inquiridos a reconhecer a estação. Em nenhum outro país, a euronews alcança este resultado.
A estação foi constituída em maio de 1992 e começou a emitir em janeiro de 1993 em cinco línguas iniciais: Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol. O Português foi a sexta língua a chegar à euronews, em 1999, que é transmitida em 11 idiomas. A estação emprega cerca de 400 jornalistas de 23 nacionalidades.
A euronews assinou com a União Europeia uma convenção que lhe confere o estatuto de serviço público europeu de informação, e está, por essa via, obrigada a transmitir pelo menos 10 por cento de informação sobre a UE entre a sua programação total.
A euronews, de acordo com os seus responsáveis, pretende que a sua informação dependa cada vez menos das maiores agências de informação internacionais. Nesse sentido, a estação tem, desde há dois anos, uma redação autónoma em Bruxelas e tem vindo a aumentar o número de correspondentes em vários pontos do globo: Cairo, Doha, Londres. Prepara-se ainda para abrir delegações em Paris, Roma, Dubai, Pequim, Washington. Portugal pode ser mais um destes alvos, admitiu o seu diretor-geral, Michael Peters, à Agência Lusa, se as negociações com os interlocutores portugueses chegarem a bom porto.