Portugal em aviso laranja a partir de quinta-feira

por RTP
Rafael Marchante - Rafael Marchante

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para dias de precipitação intensa, ventos fortes e agitação marítima. O arquipélago dos Açores será o mais afetado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a costa portuguesa estará em aviso laranja a partir do meio-dia de quinta-feira, devido à intensificação de uma forte agitação marítima. Em todo o litoral as ondas poderão atingir, em média, os 12 e os 14 metros de altura.  

O arquipélago dos Açores será o mais afetado pelas condições meteorológicas tempestivas, com ondulações marítimas a alcançar os 21 metros e ventos a 75 e 110 quilómetros/hora.

Segundo informações disponibilizadas pela delegação regional dos Açores do IPMA, "uma depressão frontal (...) deverá desenvolver ventos com força de furacão e ondulação forte que se deverá propagar para a região do arquipélago dos Açores, afetando principalmente as costas expostas a norte, noroeste e oeste das ilhas mais a norte" - Corvo, Flores e Graciosa.

O Instituto colocou em aviso amarelo a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo, a partir das 15 horas do mesmo dia, com ondas de noroeste de quatro a cinco metros.

Por medidas de precaução, a Marinha Portuguesa informou que três barras portuárias estarão encerradas à navegação - Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende - e outras cinco abertas em acesso condicionado - Póvoa do Varzim, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Lajes do Pico.

Todos alertas permanecerão ativos até sexta-feira e o IPMA recomenda o "acompanhamento dos avisos meteorológicos (...) fornecidos pelas autoridades de Proteção Civil".

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu muito nublado com ligeiras melhorias ao final da tarde, períodos de chuva temporariamente intensa a litoral e queda de neve, a partir dos 1500 metros de altura.

O vento será fraco a moderado atingindo, em média, os 30 quilómetros/horas em todo o país. A temperatura máxima sofrerá uma pequena descida ao longo do dia.  
Tópicos
pub