17 mortos e 200 soterrados em derrocada no Bangladesh

Pelo menos 17 pessoas morreram hoje e mais de 200 estão soterradas após a explosão de uma caldeira numa fábrica de têxteis que provocou a derrocada do edifício, em Savar, no Bangladesh, segundo um novo balanço da polícia.

Agência LUSA /

As primeiras informações davam conta de pelo menos quatro mortos e de 60 feridos. O novo balanço actualiza também o número de feridos para 92, transportados para os hospitais.

Segundo a polícia e as equipas de resgate, estavam no edifício de nove andares cerca de 300 pessoas na altura da explosão e da derrocada da fábrica daquela cidade industrial, a cerca de 30 quilómetros da capital do Bangladesh, Dhaka.

Um dos sobreviventes contou que ouviu "uma grande explosão e, logo de seguida, o edifício começou a tremer e a desmoronar-se". Este trabalhador acrescentou que estava no 7º andar do prédio com mais 90 colegas.

Após uma visita ao local, o ministro do Interior, Lutfozzaman Babar, afirmou que o governo ordenou uma investigação sobre o acidente.

O Bangladesh tem cerca de 2.500 fábricas de têxteis, onde estão empregados cerca de 1,8 milhões de trabalhadores, dos quais 90 por cento são mulheres.

No entanto, na altura deste acidente, segundo um sobrevivente, a maioria dos trabalhadores que estavam na fábrica eram homens, escolhidos para os turnos da noite.

PUB