181 nomeações para o Nobel da Paz de 2007
A comissão Nobel anunciou ter recebido 181 nomeações para o Nobel da Paz 2007, que deverão incluir nomes que vão do antigo vice-presidente norte-americano Al Gore a uma mulher que salvou crianças judias durante a II Guerra Mundial.
O secretário da Comissão Nobel, Geir Lundestad, divulgou hoje apenas o número final das nomeações - 135 indivíduos e 46 organizações -, sem indicar qua isquer nomes, de acordo com as regras do prémio.
"Estamos satisfeitos com a dispersão geográfica", declarou, adiantando que as nomeações vieram "de todo o mundo".
Lundestad sublinhou que o número de nomeações fica a pouca distância do recorde de 199 recebidas em 2005 e das 191 de 2006.
A comissão, de cinco membros, mantém a lista de candidatos secreta dura nte 50 anos, e recusa-se a adiantar quaisquer pistas sobre os nomes em discussão .
Contudo, os que apresentam as nomeações, por vezes, anunciam-nas.
Este ano, contam-se nomes como o de Gore, por chamar a atenção para a a meaça do aquecimento global, da ambientalista Inuit canadiana Sheila Watt-Clouti er, do presidente boliviano Evo Morales, da apresentadora de televisão norte-ame ricana Oprah Winfrey, do enviado da ONU para a Sida em África Stephen Lewis, do activista de Taiwan Shih Ming-Teh, do antigo primeiro-ministro malaio Mahathir M ohamad e de negociadores de paz como o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari.
Outros nomes anunciados incluem a Sail Training International, uma orga nização de benemerência com sede no Reino Unido, que ajuda os jovens a desenvolv erem-se através da prática da vela, a polaco-norte-americana Irena Sandler, por salvar as vidas de crianças judias durante a II Guerra Mundial, o monge vietnami ta Thich Quang Do e os grupos colombianos Comunidade da Paz de San José de Apart ado e Associação das Regiões Indígenas do Norte de Cauca.
Lundestad sublinhou que uma nomeação não implica que o candidato seja a poiado pela comissão.
O prazo para a apresentação de nomeações terminou em 01 de Fevereiro e a comissão fez as suas próprias nomeações na sua primeira sessão do ano, que se realizou quarta-feira.
Ludestad adiantou que o vencedor deste ano será provavelmente anunciado a 12 de Outubro, sendo o prémio entregue a 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, o industrial sueco inventor da dinamite Alfred Nobel.