30 mil pessoas celebraram solstício em Stonehenge

Londres, 21 Jun (Lusa) - Cerca de 30.000 pessoas acorreram hoje de madrugada ao conjunto megalítico de Stonehenge (sudoeste da Inglaterra) para celebrar o solstício de Verão, informou hoje a English Heritage, entidade responsável pelo monumento.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Como vai sendo tradicional, uma heterogénea multidão - druidas, hippies, adoradores do Sol e curiosos - juntou-se em frente dos enormes blocos de pedras que compõem o círculo pré-histórico para assistir aos primeiros raios solares do dia mais longo do ano.

O Sol despontou hoje no horizonte na Inglaterra às 03:58 TMG (04:58 em Lisboa), um acontecimento que foi recebido pelos presentes com danças, enquanto alguns deambulavam nus ou apenas observavam o céu saboreando uma cerveja.

Apesar da chuva ter ameaçado ensombrar o solstício, a multidão que passou a noite acampada em Stonehenge foi a mais numerosa dos últimos cinco anos, segundo a English Heritage.

A celebração decorreu de forma pacífica, informou a polícia, que apesar de tudo efectuou 15 detenções por pequenos delitos de ordem pública.

"É uma grande experiência. Trata-se de celebrar a natureza, a vida e o que faz funcionar o mundo, que é o Sol", comentou um dos presentes.

O famoso sítio pré-histórico, com cerca de 5.000 anos de antiguidade e também chamado Templo do Sol, é desde há várias décadas o lugar elegido para festejar a chegada do Verão boreal à Inglaterra.

JMS.

Lusa/Fim


PUB