44 por cento dos europeus considera que o euro não atenuou a crise
Bruxelas, 20 Abr (Lusa) - Cerca de 44 por cento dos europeus considera que o euro não atenuou os efeitos negativos da crise económica, contra 39 por cento que o vê como um escudo, segundo uma sondagem europeia divulgada hoje.
Apesar deste sinal de percepção mitigada do papel da moeda única, a situação é muito diferente em função dos países. Aqueles que consideram que o euro teve um papel positivo face à crise estão em maioria na Eslováquia (66 por cento, na Finlândia (61 por cento) e na Bélgica (54 por cento), segundo este inquérito do Eurobarómetro.
Em contrapartida, no Reino Unido, que não pertence à zona euro, só 27 por cento das pessoas interrogadas pensam que o euro permitiu amortecer a crise.