700 bombeiros combatem fogo nos Pirinéus
Pelo menos 700 bombeiros tentam controlar hoje um incêndio no vale do rio Tet, Pirinéus franceses, que já queimou desde segunda-feira 1.400 hectares de floresta.
O fogo provocou ferimentos em dois bombeiros e obrigou à evacuação de duas casas, segundo a Protecção Civil francesa.
Os principais esforços para controlar as chamas estão concentrados a sul do município de Bouleternere para evitar que se propague ao maciço de Aspres na direcção da fronteira espanhola.
Vários hidroaviões e helicópteros trabalham para evitar que o fogo se alastre, uma hipótese temida dada que as previsões meteorológicas apontam para ventos fortes.
Os incêndios têm também queimado nos últimos dias milhares de hectares em Espanha e Portugal.
Em Portugal, pelo menos onze incêndios estavam por controlar hoje em quatro distritos, onde mais de dois mil bombeiros estão envolvidos em acções de combate, rescaldo e vigilância, apoiados por 25 pelotões militares, num total de 600 efectivos.
No total, mais de 130.000 hectares de floresta já arderam este ano em Portugal, mais do que em todo o ano passado, quando foram destruídos pelas chamas 129.539 hectares, segundo uma estimativa da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.
Em Espanha, onde a zona da Galiza continua hoje a ser a mais afectada, os fogos já queimaram este ano, considerado o segundo pior dos últimos dez anos, um total de 107.524 hectares.