A 5 milhões de Km. Asteróide passa em "tangente" à Terra

por RTP
Reuters

Podia causar uma catástrofe de dimensões consideráveis, mas nada deverá acontecer. O asteróide 2013 MD8 passa por volta de 1h da noite próximo da Terra, aparentemente a uma distância segura.

Segundo a televisão russa Russia Today, o asteróide, com um diâmetro de cerca de 90 metros e movendo-se a uma velocidade de 48.000 Km/h vai descrever nesta semana três vezes a órbita da Terra.

Fá-lo-á a uma distância considerada curta, mas que deve ser ainda assim 15 vezes aquela que separa a Terra da Lua - quase cinco milhões de quilómetros.

Apesar de tudo, aproximando-se a menos de 50 milhões de quilómetros, passa a ser considerado um NEO (Near-Earth Object, um "objecto próximo da Terra"). Nesta categoria, calcula-se existirem no sistema solar cerca de 16.000 asteróides.

Um comunicado recente da NASA dizia que aquela agência "não tem conhecimento de algum asteróide ou cometa que actualmente se encontre em rota de colisão com a Terra, de modo que é bastante pequena a proabilidade de uma grande colisão. De facto, tanto quanto sabemos, não é provável que nenhum grande objecto colida com a Terra nos próximos séculos".
pub