A calma parece estar a regressar à Guiné-Bissau

Os confrontos registados entre jovens apoiantes de "Nino" Vieira e de Bacai Sanhá, em plena praça dos Heróis Nacionais, Bissau, já cessaram, não se vislumbrando de momento a presença de forças da segurança ou de manifestantes.

Agência LUSA /

Pouco depois da Comissão Nacional de Eleições (CNE) ter divulgado os resultados provisórios do escrutínio, que dão a vitória a "Nino" Vieira, jovens apoiantes dos dois candidatos que disputaram a segunda volta das eleições presidenciais do passado domingo, envolveram-se numa autentica batalha campal, recorrendo a pedras, varapaus e garrafas.

Após cerca de meia hora de confrontos e de uma intervenção da polícia para dispersar os manifestantes, a praça dos Heróis Nacionais, antiga praça do Império, ficou deserta, registando-se, contudo, um grande rasto de lixo causado pelos apoiantes das duas candidaturas cujas sedes de campanha estão separadas por escassos 100 metros.

Na mesma praça está situada a sede do governo que, no entanto, está fortemente vigiada por elementos das Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), também designados localmente por "Ninjas".

PUB