Acidentes de trânsito no Brasil causam prejuízos de 8,5 mil milhões de euros por ano

Os acidentes de trânsito causam prejuízos de cerca de 22 mil milhões de reais (8,46 mil milhões de euros) por ano, em todo o Brasil, revela um estudo divulgado em São Paulo.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo o Instituto de Pesquisa Económica e Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério do Planeamento, os prejuízos incluem a perda de produção do acidentado, inválido ou morto.

Os prejuízos abrangem igualmente os gastos com a saúde dos acidentados, resgate e concerto de avarias dos veículos, perda de cargas de camiões e danos a propriedades públicas e privadas.

Uma pessoa ferida em acidente de trânsito custa em média 38.256 reais (14.713 euros), enquanto uma vítima mortal ascende a 281.216 reais (108.160 euros).

As principais causas dos acidentes e mortes são excesso de velocidade, imprudência dos condutores, falhas mecânicas e também as más condições das auto-estradas brasileiras.

O estudo, coordenado pela investigadora Patrícia Morita e publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, refere ainda que os atropelamentos são uma das principais causas de morte.

O número de mortes por atropelamento é de cerca de 4.000 por ano, um a cada duas horas, nomeadamente em Minas Gerais, estado que concentra o maior número de auto-estradas por ser a principal ligação entre as regiões brasileiras.

Acidentes nas ruas das cidades e nas auto-estradas estão entre as principais causas de morte no Brasil, num total de cerca de 32.0000 todos os anos, nomeadamente entre os mais jovens.

PUB