Adolescente atacado por tubarão em praia da Florida

Um rapaz de 16 anos foi hoje mordido por um tubarão na costa nordeste da Florida, dois dias depois de um ataque de tubarão ter provocado a morte a uma adolescente de 14 anos, informou fonte médica.

Agência LUSA /

O jovem, cuja identidade não foi divulgada, foi atacado por um tubarão no Cabo San Blas, uma zona turística no norte da Florida, e está em estado crítico, disse Christa Hild, porta-voz do Centro Médico Bay, em Panamá City, onde o adolescente está internado.

A área onde o jovem foi mordido várias vezes pelo tubarão quando estava a pescar encontra-se a 152 quilómetros a sudeste de Miramar Beach, onde no sábado uma adolescente de 14 anos morreu depois de ter sido atacada por um tubarão quando nadava com uma amiga.

Jamie Marie Daigle, de 14 anos, foi atacada pelo que se crê um tubarão "touro", depois do que foi resgatada inconsciente por um banhista.

A Florida lidera nos Estados Unidos os ataques de tubarões e no ano de 2004 noticiaram-se 12 casos, um número inferior aos trinta de 2003.

Segundo um relatório do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, da Universidade da Florida, em Gainesville, a descida deveu- se à ausência de pessoas nas praias durante o embate dos ciclones Charley, Francês, Ivan e Jeanne.

Outra razão prende-se com o facto de os tubarões se dirigirem para águas profundas quando as tempestades tropicais se aproximam das costas.

Em 2004, o total de ataques de tubarões a nível mundial aumentou para 61 e sete pessoas morreram.

Desses ataques, 30 ocorreram nos Estados Unidos, 12 na Austrália, cinco no Brasil, cinco na África do Sul, três na Ilha da Reunião, enquanto nas Bahamas, Cuba, Egipto, Fiji, Nova Zelândia e Venezuela se registou um caso em cada um destes países.

Duas mortes registaram-se na Austrália e uma no Brasil, Califórnia, Egipto, Hawai e África do Sul.

PUB