Adolescente britânico confundido em Londres com bombista-suicida

Uma fotografia do passaporte de Hasib Hussain, um dos autores dos atentados de 7 de Julho em Londres, à chegada ao aeroporto de Carachi, no Paquistão, era na verdade de um adolescente britânico com o mesmo nome, informa o "site" da BBC.

Agência LUSA /

A fotografia tinha sido apresentada com a documentação de dois outros bombistas de origem paquistanesa como provas de que os três tinham estado recentemente no Paquistão.

Afinal, a fotografia era de um jovem de 16 anos com o mesmo nome, também britânico de origem paquistanesa, que vive em High Wycombe, a 50 quilómetros a noroeste de Londres, e nada tem a ver com os atentados.

Na segunda-feira, os serviços de imigração paquistaneses tinham revelado que Hasib Hussain, um dos bombistas suicidas de Londres, tinha chegado ao aeroporto de Carachi, capital económica do Paquistão, a 15 de Julho de 2004, num voo proveniente de Riade, Arábia Saudita.

O jovem de 16 anos deu uma entrevista ao canal de televisão paquistanês ARY dizendo que tinha ficado "aterrorizado" ao ver a sua fotografia num canal de TV britânico.

"Não queria ver as pessoas a olhar para mim e dizer que deveria estar morto ou alguém a dizer `lá vai o bombista de Londres`", referiu o adolescente.

O pai dele confirmou à televisão paquistanesa que a família realmente chegou a Carachi naquele dia, num voo proveniente da Arábia Saudita.

PUB