Adolescente salva por fazer gesto com a mão que sinaliza sofrimento ou violência

Uma norte-americana de 16 anos, dada como desaparecida pelos pais residentes no Estado da Carolina do Norte, foi resgatada pelas autoridades depois de ter usado sinais manuais que sugerem perigo.

Carla Quirino - RTP /
Sinal de violência doméstica Polícia de Halton

De acordo com uma reportagem emitida pela estação Fox 8, "os investigadores resgataram uma adolescente desaparecida da Carolina do Norte e prenderam o homem que estava com ela durante uma operação policial de trânsito no Kentucky".

Segundo o Gabinete do xerife do Condado de Laurel, houve uma chamada na rede de emergência a relatar que tinha sido avistada uma passageira num veículo, a fazer os gestos que representam sofrimento.

"Uma passageira no veículo fazia gestos com as mãos que são conhecidos na plataforma da rede social TikTok por representar violência em casa - preciso de ajuda - violência doméstica", disse a polícia.
O Sinal
O sinal de pedido de ajuda foi lançado pela Fundação das Mulheres canadianas, para identificarem casos de violência durante a pandemia.

"O isolamento pode aumentar o risco de violência em casa. Use este gesto discreto durante uma videochamada para mostrar que precisa de ajuda", diz o cartaz adotado pela polícia.

A rede social TikTok deu a conhecer o vídeo com os gestos e as organizações humanitárias e autoridades partilharam ao longo do ano.
Resgate
A adolescente estava retida num Toyota prateado que circulava entre a localidade de Brick e o Ohio.

Os gestos com o polegar dobrado na palma da mão e os restantes quatro dedos acenando para cima e para baixo, foram reconhecidos por um condutor, que deu alerta.

A polícia intercetou o Toyota e, para além de resgatar a menina, prendeu o homem de 61 anos que teria levado a adolescente.
Tópicos
PUB