Advogado Jorge Brito Pereira abandona patrocínio jurídico de Isabel dos Santos

por RTP
"Apresentei na tarde de ontem a carta de renúncia", confirma o advogado Jorge Brito Pereira Ed Cropley - Reuters

O advogado Jorge Brito Pereira confirmou esta sexta-feira que deixou a sociedade Uria Menéndez Proença de Carvalho, interrompeu a atividade profissional e decidiu pôr termo ao “patrocínio jurídico” à empresária angolana Isabel dos Santos, figura central da investigação jornalística Luanda Leaks.

“Face às informações publicadas nos últimos dias a propósito dos designados Luanda Leaks, sem qualquer admissão de culpa, entendi que, ouvidos alguns dos meus sócios, para não prejudicar o bom nome e a reputação da Uria Menéndez Proença de Carvalho, devia renunciar à minha condição de sócio com efeitos imediatos”, afirma o causídico, em resposta por escrito remetida à agência Lusa.

“Apresentei na tarde de ontem essa mesma carta de renúncia”, acrescenta.

“Foi também meu entendimento que, face à minha decisão de interromper o compromisso que tinha com o escritório, deveria fazer uma suspensão da minha atividade profissional como advogado e aproveitar os meses que se seguem para, além de ponderar tudo o que ocorreu nas últimas semanas, finalizar a minha tese de doutoramento”, continua Brito Pereira.

Isabel dos Santos passou na quinta-feira por Lisboa, uma viagem-relâmpago que se destinou a dar plenos poderes aos representantes legais no processo de venda da sua posição no EuroBic. Terá seguido no mesmo dia para Londres.
Jorge Brito Pereira adiantou à Lusa ter ontem comunicado à empresária a intenção de cessar o seu patrocínio jurídico.

“Como consequência imediata e necessária desta decisão, cessarei também o patrocínio jurídico à engenheira Isabel dos Santos e às sociedades que lhe estão associadas e, por isso mesmo, renunciarei, nos próximos dias, a todos os cargos que ocupava em órgãos sociais relacionados com as ditas sociedades”, concluiu.
Tópicos
pub