Aeroporto perto de Tbilissi bombardeado, navios russos na Abkázia - Georgianos
Tbilissi, 10 Ago (Lusa) - A aviação russa bombardeou hoje um aeroporto militar perto de Tbilissi, próximo do aeroporto internacional da capital, e navios russos chegaram a um porto da república separatista georgiana da Abkázia, anunciaram as autoridades georgianas.
"Aviões russos largaram várias bombas sobre um aeroporto militar, perto do aeroporto internacional" de Tbilissi cerca das 05:00 locais, indicou o secretário do Conselho de Segurança georgiano Alexandre Lomaïa.
A Rússia e a Geórgia lutam pela república separatista georgiana da Ossétia do Sul.
"Nenhum avião (georgiano) lá estava, a missão era danificar as pistas" mas os russos não conseguiram, afirmou a mesma fonte, acrescentando que o aeroporto militar se encontra a 12 quilómetros da capital.
Durante a madrugada de hoje, navios militares russos chegaram a Otchamtchyra, um porto da Abkázia, outra república separatista georgiana apoiada por Moscovo, que abriu na véspera uma segunda frente de luta para Tbilissi.
De acordo com a mesma fonte, "navios russos chegaram ao porto de Otchamtchyra", a cerca de 30 quilómetros da fronteira entre a Abkázia, de facto independente, e o resto do território georgiano.
Ainda segundo Lomaïa, a Rússia fez entrar esta madrugada na Ossétia do Sul "uma centena de peças de artilharia pesada" e acumulou um "grande número de veículos blindados" perto da fronteira russo-georgiana, a cerca de 35 quilómetros da Ossétia do Sul.