Aeroportos encerrados e estradas cortadas devido à neve na Europa

A neve abundante que caiu em vários países europeus, nomeadamente Espanha, Alemanha, Áustria e Suiça, causaram hoje graves perturbações nas ligações aéreas e circulação rodoviária.

Agência LUSA /

A situação mais grave ocorreu no aeroporto de Munique, na Alemanha, onde perto de 200 voos foram anulados e vários outros desviados para Nuremberga, cidade menos atingida pelo mau tempo.

A neve causou ainda grandes engarrafamentos nas estradas no sudoeste da Alemanha, nomeadamente uma fila de 30 quilómetros na auto- estrada A8 provocada por camiões, em que ficaram bloqueados centenas de automobilistas, informou a polícia de Estugarda.

O aeroporto de Praga foi também encerrado hoje na sequência de fortes quedas de neve e cerca de 30 voos foram anulados, indicou a administração dos aeroportos checos.

A partida do presidente checo, Vaclav Klaus, para a Jordânia e Arábia Saudita sofreu um atraso de duas horas, disse um porta-voz do gabinete do chefe de Estado.

Uma camada de neve com cerca de 40 centímetros perturbou ainda a circulação rodoviária em toda a rede viária da República Checa.

Na Áustria, a intempérie paralisou parcialmente a circulação na zona leste do país, com várias estradas cortadas, mas sem afectar as ligações aéreas.

Na Suiça, a forte queda de neve provocou desde terça-feira numerosos acidentes em todo o país, nomeadamente no leste, segundo fontes policiais.

Ventos fortes, com velocidade superior a 100 quilómetros por hora, queda de neve e chuvas torrenciais atingiram também a Bulgária, deixando centenas de cidades e aldeias sem água e electricidade e provocando inundações em numerosas zonas do país.

Na Sérvia-Montenegro, a maior parte das estradas do centro ficaram bloqueadas e, no norte, várias dezenas de aldeias estão sem electricidade.

A principal estrada que liga a capital, Podgorica, a Niksic (centro) foi encerrada a autocarros e camiões. Cerca de 150 pessoas ficaram bloqueadas perto de 24 horas devido à neve entre Podgorica e Kolasin.

Na Bósnia, foi decretado o estado de emergência nas regiões de Goradze e de Cajnice (este) bem como em Knezevo (norte), onde as estradas foram cortadas e as escolas encerradas.

Várias aldeias próximas de Foca e Trebinje (sudeste) ficaram igualmente sem electricidade, tal como as escolas de Sarajevo, que estão fechadas pelo segundo dia consecutivo.

No norte de Espanha, 12 passagens de montanha foram encerradas à circulação devido à queda de neve, que também obrigou ao encerramento das escolas em Molise, centro-leste de Itália.

PUB