Aeroportos europeus continuam condicionados

A nuvem de cinza provocada pela erupção do vulcão da Islândia continua a causar o caos no tráfico aéreo europeu, com 21 países afectados e o impacto a chegar a todo o Mundo. Os aeroportos europeus poderão manter-se encerrados durante o fim-de-semana. Em Portugal Continental, quase uma centena de voos dos três aeroportos com partida prevista para hoje foi também cancelada devido à erupção na região do glaciar de Eyjafallajokull.

RTP /
Os passageiros estão presos nos aeroportos europeus, à espera que a nuvem de cinza altere a sua rota Telenews, EPA

Pelo terceiro dia consecutivo, as autoridades europeias mantêm condicionado o tráfico nos principais aeroportos do Continente Europeu, muitos dos quais são 'hubs' de distribuição para ligações intercontinentais em todo o Mundo. Há neste momento mais de 20 países afectados, sendo que alguns, como a Irlanda, que tinham reaberto o espaço aéreo, voltaram a encerrá-lo.

No Reino Unido, o encerramento do espaço aéreo foi alargado até pelo menos a 01:00 de domingo.

Sem calendário à vista para o fim das restrições, autoridades nacionais de vários países continuam a ampliar o prazo de encerramento dos seus espaços aéreos, juntam-se hoje à longa lista de países afectados nações como a Ucrânia e a Bielorrúsia.

Os aeroportos do Norte de Itália, da República Sérvia, da Croácia, da Roménia e da Suíça estão já fechados ou prestes a fechar, com a informação difundida esta manhã pelo Eurocontrol a relatar movimentos da nuvem para Sudeste. Fonte da AENA, entidade que regula os aeroportos espanhóis, explicou à Lusa que a última informação aponta que a nuvem de cinza se está a movimentar para Leste, começando a afectar países como a Suíça, Roménia, República Checa e Norte de Itália.

Noutros pontos do Mundo, os cancelamentos das ligações para a Europa estão a começar a fazer sentir os seus efeitos em países como a China, Singapura, Austrália e Índia. Dezenas de milhar de passageiros vêem a sua mobilidade afectada, o que está a causar caos adicionais, tanto nos aeroportos desses países como nos hotéis das principais cidades.

Até os voos militares dos Estados Unidos estão a ser condicionados por esta situação, com o Pentágono a determinar a alteração de várias rotas, nomeadamente para aparelhos em missões urgentes, como o transporte de feridos do Iraque ou Afeganistão.

Afectados pelas cinzas vulcânicas continuam os aeroportos de Dinamarca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo. Também a Áustria fechou totalmente o espaço aéreo.

Na Suíça, o tráfego aéreo foi interrompido por completo desde a meia-noite, devendo reabrir durante esta manhã.

Os aeroportos de Londres e Amesterdão estão a ser os mais afectados. A British Airways cancelou este sábado todos os voos de e para a capital britânica.

Desde quinta-feira foram anulados 17 mil voos em toda a Europa. Mais de um milhão de passageiros foram afectados só no dia de ontem. O impacto do fecho do espaço aéreo está a custar cerca de 200 milhões de euros por dia às empresas aéreas - um impacto negativo que na sexta-feira se fez notar com quedas nos valores em bolsas das principais empresas do sector.

Uma centena de partidas canceladas em Portugal

Quase uma centena de voos dos três aeroportos de Portugal Continental com partida prevista para hoje foi cancelada devido à nuvem vulcânica proveniente da Islândia.

De acordo com a ANA, a autoridade aeroportuária nacional, só com origem no aeroporto de Faro encontram-se cancelados mais de 50 voos.

Com partidas do aeroporto de Lisboa estão cancelados cerca de 30 voos, enquanto que do Porto ficarão por descolar 17 voos.
Durante a semana, várias partidas foram canceladas dos três principais aeroportos portugueses.

Ao todo, foram mais de 420 os voos cancelados nos últimos dois dias, viagens provenientes ou que têm como destino a Europa Central e do Norte, sobretudo o Reino Unido.

Espanha pode cancelar até 2000 voos só hoje
O número de voos cancelados entre Espanha e o resto da Europa pode hoje atingir os 2000.

Fonte da AENA, entidade que regula os aeroportos espanhóis, explicou à Lusa que a última informação de hoje de manhã refere que a nuvem se está a movimentar para Leste, começando a afectar países como a Suíça, Roménia, República Checa e Norte de Itália.

"A última informação que tivemos da Eurocontrol, do briefing de hoje de manhã, é de que a nuvem se está a movimentar para Leste. Mas claro, estamos sempre dependentes do vento", afirmou a fonte.

França mantém aeroportos fechados até início da noite
Os três aeroportos de Paris vão estar encerrados ao tráfego aéreo pelo menos até às 20:00 locais (19:00 em Lisboa).

Além dos aeroportos da capital, outros 23 aeroportos franceses estarão igualmente encerrados até às 20:00, de acordo com indicações da Direção-geral da Aviação Civil, citada pela agência France Presse.

O tráfego aéreo mantém-se perturbado em todos os outros aeroportos de França.

Aeroportos alemães encerrados até ao fim da manhã
"Trata-se de uma decisão provisória, e ao longo da manhã de sábado reanalisaremos as formas de proceder", afirmou uma porta-voz da DFS, em Langen, Frankfurt, não excluindo a hipótese de o referido prazo ser prolongado.

Devido à situação nos aeroportos alemães, a chanceler Angela Merkel, que regressava de uma viagem oficial aos Estados Unidos, teve de fazer escala na sexta feira em Lisboa.

Merkel pernoitou na capital portuguesa e deveria seguir viagem esta manhã.

PUB