Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Afeganistão. Talibã reivindicam ataque a avião militar dos EUA

por RTP
Ahmad Masood - Reuters

Durante a manhã desta segunda-feira, um avião despenhou-se no Afeganistão, a sudoeste da capital. Os talibã já vieram assumir responsabilidade pela queda da aeronave, sustentando que se tratava de um avião militar norte-americano.

O avião que se despenhou no Afeganistão pertencia à Força Aérea norte-americana e foi abatido pelos talibã, segundo comunicaram os próprios.

“Um avião dos ocupantes norte-americanos que estava numa missão secreta foi derrubado na área de Sado Khel, no distrito de Deh Yak, na província de Ghazni”, disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo islamita, em comunicado. O Pentágono confirmou que se tratava de um bombardeiro E-11A, mas avançam que ainda não foi confirmada a responsabilidade talibã pelo incidente.

Um dos oficiais norte-americanos revelou à Reuters que estavam menos de dez pessoas a bordo do avião. O grupo islamita declara que todos os tripulantes foram mortos, mas as forças norte-americanas dão conta de, pelo menos, um sobrevivente.

Um vídeo a circular nas redes sociais, aparentemente do incidente, mostra um bombardeiro E-11ª despenhado. O avião ter-se-á incendiado logo após a queda.


O incidente ocorreu durante a manhã desta segunda-feira pelas 13h00 locais, na região montanhosa de Ghazni, a sudoeste da capital do Afeganistão, Cabul. A região é controlada pelos talibã.

De acordo com a agência France-Presse, o Ministério da Defesa do Afeganistão também já afirmou que a aeronave não era propriedade das forças afegãs.

A informação inicial do acidente dava conta de que se trataria de um avião comercial da companhia estatal Ariana. No entanto, a companhia veio, mais tarde, desmentir a informação.

“Não pertence à Ariana porque os dois voos de hoje estão seguros”, comunicou o CEO da companhia aérea afegã, Mirwais Mirzakwal, à agência Reuters.

O incidente ocorre numa altura em que os EUA e os talibã retomaram as conversações de paz, discutindo os contornos de um acordo sobre a retirada das forças norte-americanas do Afeganistão.
Tópicos
pub