Reportagem

Afeganistão. Talibãs chegam a Cabul

por RTP

EPA

Combatentes talibãs assumiram ao longo do dia de domingo o controlo da capital do Afeganistão. O Presidente Ashraf Ghani, abandonou o país para, afirmou, evitar "um banho de sangue". Acompanhámos aqui ao minuto o evoluir de um dia histórico.

Mais atualizações

22H50 - Rapidez de avanço surpreendeu os próprios talibã

Mohammad Naeem, porta-voz do gabinete político talibã, entrevistado pela televisão baseada no Qatar, Al Jazeera, afirmou que a rapidez com que avançaram e entraram em Cabul surpreendeu os próprios combatentes.

Também a saída do Presidente Ashraf Ghani, poucas horas após a cidade ter sido cercada, não estava prevista e terá apanhado de surpresa até os seus mais próximos, revelou.

22H40 - Talibã deixam garantias de "paz com todos"

Porta-voz talibã acredita que as forças externas ao Afeganistão não irão repetir tão cedo "a experência falhada" no país.

"Damos cada passo com responsabilidade e com a certeza de fazer a paz com todos. Estamos prontos a kidar com as preocupações da comunidade internacional através do diálogo", afirmou Mohammad Naeem à televisão qatari Al Jazeera.

Apelamos todos os países e entidades a sentar-se para resolver quaisquer disputas, acrescentou.

O porta-voz do gabinete político dos talibã garantiu igualmente que o grupo "respeita as mulheres, os direitos das minorias e a liberdade de expressão à luz da sharia". 

22h15 - Trabalhador humanitário Bruno Neto presenciou avanço talibã sobre Kandahar

21h55 - Talibã prontos ao diálogo

Um porta-voz dos talibã garantiu à Al Jazeera que o grupo está pronto a encetar o diálogo com todas as figuras afegãs e irá grantir-lhe a proteção necessária.

A mesma fonte assegurou que toda a proteção será dada às missões diplomáticas e aos cidadãos.

"A guerra acabou no Afeganistão", afirmou ainda, prometendo para os próximos dias o anúncio do tipo de Governo a instaurar no país.

21H44 - António Guterres apela ao fim de todos os abusos e à máxima contenção talibã

O secretário-geral das nações Unidas assumiu estar "particularmente preocupado" com o futuro das jovens e mulheres no Afeganistão.

António Guterres apelou os talibã e todas as partes a garantirem o respeito e a proteção das leis humanitárias internacionais, dos direitos e das liberdades de todas as pessoas.

Pediu igualmente o acesso humanitário sem restrições à medida que a necessidade de assistência cresce.

21h30 - José Rosendo. O que se está a passar no Afeganistão "era previsível"

21h20 - Líder talibã diz que verdadeiro teste começa agora

Mullah Baradar diz que o verdadeiro teste começa agora, para corresponder aos problemas do povo afegão e servi-lo através da resolução de problemas.

O triunfo dos mujaheddin não tem paralelo no mundo, acrescenta o líder dos islamitas afegãos.

21h15 - "Várias centenas" de funcionários da embaixada norte-americana em cabul já abandonaram o Afeganistão, anuncia o Pentágono

Fonte anónima do Pentágono afirma que vão ser enviados mais 1000 soldados para auxiliar a retirada, elevando para 6.000 o contingente de apoio destacado nos últimos três dias.

21h00 - 20 anos depois de presença ocidental tudo falhou

20h45 - Afeganistão. "Os talibãs de hoje não são os mesmos de há 20 anos" diz major-general

20h30 - Afeganistão. Teme-se tragédia humanitária após saída ocidental

20h15 - Al Jazeera. Combatentes talibã entram no Palácio Presidencial

20h05 - Talibãs assumem poder no Afeganistão mesmo sem transição oficial

19h45 - Conselho de Segurança das Nações Unidas anuncia reunião de emergência segunda-feira de manhã sobre resposta ao novo poder no Afeganistão

19h28 - Portugal disponível para receber refugiados afegãos

Há 243 funcionários afegãos e suas famílias que colaboraram com as forças portuguesas que estiveram estacionadas no aeroporto de Cabul e Portugal está disponível para os receber.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, revelou que a retirada dos refugiados afegãos está a ser coordenada pela NATO, uma vez que Portugal não tem essa capacidade. De resto, o país irá integrar a força da União Europeia para proteger os cidadãos afegãos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros não tem até agora qualquer informação sobre cidadãos portugueses no Afeganistão, acrescentou.

Portugal vai alinhar numa posição comum europeia e na NATO, caso os talibã decretem um Emirado islâmico, revelou ainda João Cravinho, em declarações à RTP.

"Vamos ver até que ponto é possível dialogar com as novas autoridades do país", afirmou o ministro da Defesa português, frisando que "a sua reputação é preocupante", pelo que "vamos ver como se vão comportar".

19h17 -  Qatar apela a transição pacífica

O Qatar quer uma transição pacífica do poder no Afeganistão que abra caminho a uma solução politica que inclua todos os partidos afegaos e garanta a estabilidade e a segurança.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros qatari apela ainda a um cessar fogo imediato e duradouro no Afeganistão que garanta a segurança dos civis.

19h06 - Presidente Ashraf Ghani diz que quis evitar um "banho de sangue"

O Presidente afegão abandonou Cabul este domingo, após uma reunião com as suas Forças Armadas e diz que os talibã iam "atacar Cabul", num comunicado publicado no Facebook.

Ashraf Ghani afirmou-se ainda Presidente do Afeganistão e defensor dos seus conterrâneos, mas reconheceu que "os talibã ganharam".

"Os talibãs ganharam e são agora responsáveis pela honra, a posse e a autopreservação do seu país", acrescentou, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

"Eles enfrentam presentemente um novo desafio histórico: ou preservam o nome e a honra do Afeganistão, ou dão prioridade a outros lugares e outras redes", prosseguiu o chefe de Estado em fuga.

Ashraf Ghani não disse para onde ia, mas o grupo de comunicação social afegão Tolo sugeriu que terá viajado para o Tajiquistão.

18h55 - Alemanha anuncia início da evacuação da sua embaixada em Cabul para esta noite

Estão a caminho do Afeganistão aviões de transporte A400M que deverão iniciar segunda-feira de manhã a retirada dos cidadãos alemães e refugiados afegãos. O pessoal da embaixada já foi transferido para o aeroporto de Cabul.

18h50 - Talibã garantem à BBC respeito pelos direitos das mulheres no Afeganistão

18h45 - A análise de Paulo Dentinho. Os talibã nunca negociaram e não vão começar agora

18h40 - Retirada garantida pelos EAU

Aeroportos dos Emirados Árabes Unidos vão facilitar a retirada das missões diplomáticas de França, Reino Unido, Canadá, Australia, Estados Unidos, Alemanha e Egipto a partir do Afeganistão, anuncia Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EAU.

18h35 - Ashraf Ghani falou com as Forças Armadas afegãs antes de abandonar o país

18h30 - Combatentes talibã no Palácio Presidencial de Cabul, Islamitas declaram país um Emirado Islâmico

18h29 - Portugal integra operação da UE para socorrer cidadãos afegãos

Contactado pela RTP, o Governo português diz estar a acompanhar o evoluir da situação no Afeganistão com preocupação.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros adianta que Portugal vai integrar a operação da União Europeia para garantir proteção a cidadãos afegãos que têm colaborado com a UE e a NATO.

Augusto Santos Silva recorda que a ação do país nesta matéria será sempre no seio das obrigações como membro da União Europeia e da NATO.

18h20 - Turquia lembra obrigação do Paquistão de garantir estabilidade

18h10 - Todos os voos civis suspensos no aeroporto de Cabul, únicos aparelhos autorizados a levantar ou pousar são militares

18h05 - "A Rússia está muito aflita" com a ascenção dos talibã afirma Evgueni Mouravich

17h55 - "Não estou otimista" quanto ao futuro do Afeganistão diz jornalista Leoníldo Ferreira

17H44 - Boris Johnson admite em breve um novo Governo no Afeganistão

O primeiro-ministro do Reino Unido afirmou que o Afeganistão vai ter em breve um novo Governo, e frisou importância do Ocidente se unir para transmitir ao novo executivo que ninguém quer um Afeganistão como local de desenvolvimento de terrorismo.

Boris Johnson diz não querer um regresso ao Estado pré-2001 e promete trabalhar com o Conselho de Segurança da ONU e os parceiros da NATO nesse sentido. A comunidade internacional não deveria reconhecer um governo talibã, apelou.

17h30 - British Airways ordena aos seus pilotos que evitem o espaço aéreo afegão

17h25 - Análise. Avanço talibã comprova "fracasso total" ocidental no Afeganistão

17h10 -Nepal apela à retirada de cerca de 1500 dos seus cidadãos que garantiram a segurança nalgumas embaixadas e grupos de auxílio humanitário no Afgenaistão.

16h50 - Embaixada dos EUA em Cabul reporta ataques no aeroporto da capital afegã e aconselha cidadãos norte-americanos a procurar refúgio

16h40 - França anuncia transferência da sua embaixada para o aeroporto de Cabul

O pessoal diplomático ficará ali para assistir a saída dos cidadãos franceses, afirmou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, em comunicado, anunciando a aplicação de um dispositivo militar em curso para a sua retirada.

"Por ordem do Presidente da República, o Ministério da Defesa irá colocar nas próximas horas reforços militares e forças aéreas nso Emirados Árabes Unidos para dar início às primeiras evacuações para Abu Dhabi", referiu o MNE francês.

16h25 - Embaixador do Reino Unido permanece em Cabul

Uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico frisa que a representação diplomática do país no Afeganistão foi evacuada mas que permanecem na capital o seu embaixador e algum pessoal administrativo para apoiar britânicos e colaboradores afegãos.

A sua missão inclui fazer tudo para auxiliar cidadãos britânicos que o desejem a abandonar o Afeganistão.

O Governo do primeiro-ministro Boris Johnson reuniu de emergência.


16h00 - O ponto da situação

Os combatentes talibã cercaram Cabul "de todos os lados" afirmou um responsável do Ministério do Interior à agência Reuters, e deram-se alguns combates esporádicos nos arredores da cidade.

A resistência não foi significativa e o grupo dos militantes disse estar à espera da rendição pacífica do Governo apoiado pelo Ocidente.

"Os combatentes talibã devem manter-se a aguardar em todas as entradas de Cabul até uma transferência pacifica e satisfatória ser acordada", disse o porta-voz dos talibã Zabihullah Mujahid.

Contudo os militantes foram autorizados a entrar "para evitar pilhagens", devido à possibilidade de problemas de manutenção de lei e ordem, após a fuga das forças de segurança e outros responsáveis.

A situação é de pânico na capital, com as autoridades afegãs a pedir a todos os funcionários públicos que deixem os seus empregos e regressem a casa, enquanto lojas e bancos estão fechados, com o trânsito paralisado por grandes engarrafamentos de trânsito.

O Presidente Rashraf Ghani abandonou o país embora não se saiba para onde se dirige. Segundo a AP, Ghani abandonou o país acompanhado do seu Conselheiro de Segurança Nacional, Hamdullah Mohib, e de um outro responsável próximo.

Circula nas redes sociais um vídeo a mostrar Ghani a entrar a bordo de um avião para abandonar Cabul.

Moscovo mostrou-se disposta a cooperar com o Governo de transição e encontrar uma solução política pacífica e garante ainda não ter reconhecido os talibã como a autoridade de facto no país

Várias embaixadas de países ocidentais foram encerradas e a maioria dos seus funcionários abandonou o país nas ultimas horas ou está a ser retirado, apesar das garantias dadas pelos talibã e autoridades de Cabul.

"Nos próximos dias queremos uma transferência pacífica" de poder, disse à BBC Suhail Shaheen, porta-voz de um grupo talibã envolvido nas negociações, baseado no Qatar.

Suhail Shaheen delineou os planos políticos dos talibãs para um regresso do movimento islâmico radical ao poder, 20 anos após ter sido expulso pelas forças internacionais na sequência dos ataques de 11 de setembro.

"Queremos um governo islâmico inclusivo, o que significa que todos os afegãos estarão representados neste governo", assegurou Suhail Shaheen.

"Falaremos disso no futuro, quando a transição pacífica tiver acontecido", acrescentou.

O grupo tem garantido que haverá indultos generalizados e apela a quem necessitar deles que os  solicite junto das estruturas institucionais talibã. Garantiu ainda que as mulheres poderão continuar a trabalhar e a estudar.

15h54 - Hospital de Cabul reporta mais de 40 feridos em combates nos arredores da capital afegã

Foram os que chegaram às urgências refere o comunicado.

15h45 - MNE do Reino Unido "profundamente preocupado" com futuro do Afeganistão

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros assumiu "profunda preocupação" com o destino do Afeganistão e apelou ao movimento talibã que ponha fim à violência.

"Partilhei a minha profunda preocupação com o futuro do Afeganistão com Qureshi", referiu Dominic Raab na rede Twitter, referindo-se ao seu homólogo paquistanês, Shah Mahmood Qureshi.

"Concordámos que é critico que a comunidade internacional esteja unida na mensagem aos talibã de que a violência deve cessar e os direitos humanos serem respeitados", acrescentou Raab.

15h40 - Canadá encerra embaixada em Cabul

O pessoal da sede diplomática do Canadá já foi retirado da capital afegã e o encerramento é "temporário", afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano.

"Foi decido suspender temporariamente as nossas atividades diplomáticas em Cabul", indicou o Ministério em comunicado, onde se adianta que as atividades serão retomadas quando a situação "permitir garantir os serviços apropriados e uma segurança adequada para o nosso pessoal".

15h34 - Moscovo ainda não reconheceu autoridade talibã

Fonte do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros sublinhou à agência de noticias RIA que Moscovo ainda não reconheceu os talibã como a legítima autoridade do Afeganistão.

A fonte ministerial disse à RIA que é pouco provável que o Presidente Ghani esteja a caminho da Rússia após ter abandonado o país

15h25 - Albânia "pronta" a acolher refugiados afegãos visados pelos talibã

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, anunciou este domingo que o país está pronto a acolher centenas de refugiados afegãos, nomeadamente as mulheres dirigentes, os funcionários e quaisquer outras pessoas ameaças pelos talibã.

"Enquanto membro da NATO, a Albania esta pronta a assumir a sua parte do fardo", declarou Rama numa declaração publicada na sua página da rede Facebook, acrescentando que o seu Governo foi sondado por Washington para a possibilidade de acolher refugiados afegãos em trânsito para os Estados Unidos.

Outras organizações internacionais já tinham colocado o mesmo pedido a Tirana, para o "acolhimento temporário na Albânia de centenas de pessoas, dos meios intelectuais e de mulhares militantes afegãs cujos nomes figurem nas listas afegãs de execuções".

"não diremos 'não' e não apenas porque os nossos grandes aliados nos pedem mas porque nós somos a Alebania", aublinhou o primeiro-ministro, numa decisão apoiada pelo líder da oposição de direita, Lulzim Basha.

15h18 - Combatentes entram em Cabul "para evitar pilhagens"

O porta-voz dos talibã diz que polícia e responsáveis em Cabul abandonaram a capital.

A mesma fonte sublinha que a fuga coloca em causa a preservação da lei e da ordem e que foi por isso ordenado aos seus combatentes que entrem em Cabul para evitar pilhagens.

15h10 - Rússia pronta a cooperar com o Governo interino do Afeganistão

A informação está a ser avançada pela agência russa Interfax, citrando fontes da embaixada da Rússia em Cabul.

O porta-voz da embaixada, que já tinha afirmado não haver necessidade de evacuar a capital afegã, afirmou também que Moscovo estava a participar nos contactos políticos no Afeganistão, acrescentou a Interfax.

15h01 - Ashraf Ghani deixa o Afeaganistão

O Presidente do Afeganistão já abandonou o país, enquanto o Governo e os talibã negoceiam um executivo de transição.

14h28 - "Isto não é Saigão"

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, confirma que o pessoal da embaixada dos Estados Unidos tem estado a ser transferido para o Aeroporto Internacional de Cabul, a derradeira via de saída do Afeganistão.

"O facto é que as forças afegãs têm sido incapazes de defender o país", observou, ouvido na CNN.

"Isto não é Saigão", acentuou Blinken, para acrescentar que os Estados Unidos "foram bem sucedidos" na missão de parar os ataques em solo norte-americano.

"Simplesmente, não é do nosso interesse permanecer no Afeganistão", rematou.

13h45 - NATO mantém presença no Afeganistão

A NATO garante que vai manter presença diplomática na capital do Afeganistão e está a auxiliar as operações no aertoporto de Cabul, adiante um responsável da Aliança Atlântica, citado na edição online do jornal britânico The Guardian.

13h41 - "Completo choque"

Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa galardoada com o Prémio Nobel da Paz, diz-se em "completo choque" perante os acontecimentos que se desenrolam no Afeganistão.


13h39 - 20 anos depois, talibãs voltam a controlar Afeganistão

Este domingo chegaram à capital Cabul. Nos últimos dias, todas as grandes cidades caíram nas mãos dos radicais islâmicos. Em muitas delas não houve sequer resistência.
Na capital, o Governo afegão e os talibãs estão em conversações para uma rendição pacífica e constituição de um governo transitório.

13h30 - "Não há uma transição pacífica, há uma vitória talibã"

O comentador de assuntos internacionais Filipe Pathé Duarte analisou os acontecimentos das últimas horas no Afeganistão, onde os talibãs estão a regressar ao poder ao cabo de 20 anos.


13h10 - FlyDubai decide suspender voos para o Afeganistão

A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos FlyDubai vai suspender os voos para Cabul a partir de segunda-feira, adiantou um porta-voz da transportadora, citado pela Reuters.

Um voo de regresso da capital afegã para o Dubai vai ter lugar ainda este domingo.

12h55 - Negociador dos Estados Unidos pede contenção aos talibãs

O representante especial dos Estados Unidos para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, apelou aos combatentes talibãs para que se abstenham de entrar em Cabul até que fique concluída a retirada de cidadãos norte-americanos.

12h28 - "A violência está sempre em cima da mesa"

A especialista em Relações Internacionais Ana Isabel Xavier considerou, na RTP3, "um pouco surpreendente" a ofensiva talibã sobre Cabul, tendo em conta que os serviços secretos norte-americanos previam a queda da capital afegã dentro de três meses.


12h25 - Suécia vai esvaziar embaixada em Cabul

As autoridades suecas fizeram saber que tencionam evacuar ainda este domingo a embaixada em Cabul, segundo a rádio pública.

12h16 - Espanha acelera preparativos de retirada

O Ministério espanhol das Relações Exteriores está a acelerar os planos para a retirada de espanhóis e colaboradores afegãos de Cabul.

12h15 - Direitos das mulheres

Um porta-voz talibã, citado pelo Guardian, afirma que o movimento vai "respeitar os direitos das mulheres": "A nossa política é que as mulheres vão ter acesso a educação e trabalhar, usando o hijab".

"Ninguém deve abandonar o país. Precisamos de todos os talentos e capacidade e precisamos que todos fiquem no país e participem", acrescentou.

12h03 - EUA querem retirar todo o pessoal em 72 horas

A Administração Biden espera retirar todo o pessoal de Cabul nas próximas 72 horas.

Noutro desenvolvimento, fonte oficial das Nações Unidas revelou que vários trabalhadores da União Europeia foram levados para um local seguro.

11h54 - Cabul, uma cidade bloqueada

Um vídeo captado este domingo na capital do Afeganistão e publicado no Twitter mostra o trânsito bloqueado, à medida que a população procura refugiar-se em casa.


11h45 - Talibãs entraram ou não em Cabul? Presidência diz que não

Citado pela CNN, um alto responsável do Palácio Presidencial em Cabul assegura que os combatentes talibãs ainda não entraram em Cabul.

Houve, todavia, relatos de disparos na cidade, que o mesmo responsável atribuiu a escaramuças a propósito do acesso a um banco.

Prosseguem, de acordo com a mesma fonte, negociações, com um "sentido de urgência". O Presidente Ashraf Ghani permanece no Palácio Presidencial, acompanhado do conselheiro de segurança nacional e de outros membros do gabinete.

Os esforços negociais, adiantou ainda, envolvem norte-americanos e talibãs.

"O nosso objetivo é evitar mais derramamento de sangue e agitação em Cabul, ou danos para a população. O nosso objetivo é garantir que não haja violência", rematou a fonte da estação norte-americana.

11h33 - Papa apela ao diálogo

O Papa Francisco apelou este domingo ao diálogo para pôr termo ao conflito no Afeganistão, de modo a que o povo afegão possa "viver em paz, segurança e respeito mútuo".

11h27 - Base de Bagram entregue aos talibãs

Um responsável afegão, citado pela Associated Press, adianta que as tropas governamentais entregaram a Base Aérea de Bagram aos combatentes talibãs - a estrutura inclui uma prisão com cinco mil detidos, entre os quais militantes talibãs e combatentes do Estado Islâmico.

11h10 - Ponto de situação



10h59 - Parlamento britânico interrompe férias

O Parlamento do Reino Unido será convocado na próxima semana para debater a situação no Afeganistão, noticia a Sky News. Os deputados estão neste momento a cumprir a habitual pausa do verão.

10h49 - Rússia quer reunião de emergência do Conselho de Segurança

O Governo russo diz estar em contactos para a realização de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU dedicada à situação no Afeganistão.

10h40 - "Administração de transição"

O ministro afegão do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, afirma que Cabul verá o poder transferido para uma "administração de transição". Sem mais detalhes.

10h38 - Negociadores talibãs a caminho do palácio presidencial

A Associated Press noticia que uma delegação de negociadores do movimento extremista está a caminho do palácio presidencial para preparar uma "transferência" do poder.

Antes, Suhail Shaheen, porta-voz talibã, havia afirmado à Al Jazeera que os combatentes esperavam "uma transferência pacífica da cidade de Cabul".

10h27 - Cronologia de acontecimentos

14 de abril:
o Presidente dos Estados Unidos anuncia a retirada de todas as tropas do Afeganistão a partir de 1 de maio e até 11 de setembro, declarando assim o fim do mais prolongado esforço de guerra do país.

4 de maio: combatentes talibãs desencadeiam uma grande ofensiva contra forças afegãs em Helmand, no sul do país. São ainda atacadas aoutra seis províncias.

7 de junho: membros do Governo afegão afirmam que foram abatidos mais de 150 soldados em 24 horas, à medida que os combates de acentuam em 26 das 34 províncias do país.

22 de junho: os talibãs lançam uma sequência de ofensivas no norte do Afeganistão, região distante da sua habitual área de operações, a sul. Por esta altura estão tomados mais de 50 de 370 distritos, segundo o enviado da ONU.

2 de julho: as topas norte-americanas abandonam discretamente a Base Aérea de Bagram, a uma hora de Cabul. Três dias depois, os talibãs dizem estar preparados para remeter uma proposta de paz ao Governo afegão no início de agosto.

21 de julho:
os talibãs passam a controlar cerca de metade dos distritos afegãos.

25 de julho: a Administração norte-americana promete continuar a apoiar as forças regulares afegãs "nas semanas subsequentes".

26 de julho: a ONU estima em 2400 o número de civis mortos ou feridos entre maio e junho no Afeganistão.

6 de agosto: Zaranja, no sul, torna-se a primeira capital provincial a ser tomada pelos talivãs. Seguir-se-ão muitas mais.

13 de agosto: caem mais quatro capitais provinciais, entre as quais Kandahar, a segunda maior cidade do país. A oeste, cai Herat, com a captura do senhor da guerra Mohammad Ismail Khan.

14 de agosto: os talibãs ocupam a cidade setentrional de Mazar-i-Sharif, com escassa resistÊncia, assim como Pul-e-Alam, capital da província de Logar, a 70 quilómetros a sul de Cabul. Os Estados Unidos reforçam o contingente encarregue da retirada de pessoal diplomático.

15 de agosto: os talibãs capturam a cidade-chave de Jalalabad, a leste, completando-se assim o cerco em torno de Cabul. Poucas horas depois, fonte do Ministério afegão do Interior dá conta da entrada de combates talibãs na capital.

10h08 - Rússia não tenciona abandonar Cabul

O chefe do gabinete turco da Middle East Eye, Ragip Soylu, escreve no Twitter que a Rússia não pretende fazer sair de Cabul o seu pessoal diplomático.



10h03 - "Vingança" não é objetivo

Um porta-voz dos talibãs, citado pela agência Reuters, garante que os combatentes não tencionam "vingar-se de ninguém", incluindo quem esteja ligado ao Governo de Ghani ou às tropas regulares do Afeganistão.

O mesmo porta-voz apelou aos afegãos para que "permaneçam no seu país e não fujam por medo".

Recorde-se que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elevou para cinco mil operacionais o contingente militar destacado para a retirada de pessoal diplomático.

9h49 - Ponto de situação

Os talibãs estão nesta altura em vários pontos estratégicos à espera de ordem para avançar decisivamente sobre Cabul. Os radicais islâmicos dizem que não querem tomar a capital à força, mas não declararam qualquer cessar-fogo.

Os líderes do movimento deram ordem aos combatentes para "refrearem" a violência Querem que decorra tudo como em Jalalabad - esta cidade foi controlada sem resistência ou recurso à força.O aeroporto de Cabul continua a ser o único local de saída do país.

Dizem que não querem que "nenhum afegão inocente seja ferido ou morto" durante a operação de tomada de Cabul. Ainda assim, aconselharam as mulheres a procurarem áreas seguras.

Antes deste acontecimento, centenas de afegãos faziam filas à porta de bancos e em multibancos para retirarem dinheiro.

Vários países tentam retirar o pessoal diplomático do Afeganistão, com os Estados Unidos à cabeça.

Fonte das Nações Unidas indica que vários trabalhadores da União Europeia foram levados para local seguro.

9h43 - Ordens para não entrar na capital

Os talibãs terão recebido ordens para permanecerem às portas de Cabul e não entrar na capital afegã, segundo um porta-voz citado pelas agências internacionais. Isto apesar de os islamitas terem sido já avistados por residentes em subúrbios.

"O Emirado Islâmico ordena a todas as suas forças que esperem às portas de Cabul, que não tentem entrar na cidade", disse no Twitter Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs.

"Há combatentes talibãs armados na nossa vizinhança, mas não há combates", adiantou, por sua vez, à AFP um residente de um subúrbio oriental da capital.

O gabinete do Palácio Presidencial afegão confirmou, através do Twitter, que "em várias áreas remotas de Cabul foram ouvidos disparos".

"As forças de segurança do país, em coordenação com os parceiros internacionais, controlam a situação de segurança em Cabul", referiu a Presidência afegã.

9h30 - Tomada de Cabul iminente


A tomada completa de Cabul parece uma questão de horas. Depois de terem tomado, já esta manhã, Jalalabad, os talibãs começaram a entrar na capital.

Em apenas dez dias, a guerrilha extremista tomou o controlo da maior parte do país e chegou às portas da capital, na esteira da retirada das tropas da coligação internacional encabeçada pelos Estados Unidos.
Além de Cabul, só um punhado de cidades mais pequenas se mantinham, nas últimas horas, sob controlo governamental, mas são dispersas e já não possuem muito valor estratégico.