Afegãos no estrangeiro participaram maciçamente nas eleições

Mais de 850 mil afegãos a residir no Paquistão e no Irão, cerca de 75 por cento dos que se tinham registado, votaram nas eleições presidenciais de sábado, de acordo com dados divulgados hoje pelas Nações Unidas.

Agência LUSA /

Peter Erben, director do programa eleitoral da Organização Internacional de Migrações (OIM) - que organizou o registo dos eleitores afegãos no Irão e Paquistão - considerou hoje que os resultados são "um sucesso".

Dados divulgados pela OIM indicam que 590 mil eleitores foram às urnas no Paquistão, cerca de 80 por cento dos 738 mil que se registaram para as primeiras eleições democráticas do Afeganistão.

No Irão, 260 mil afegãos participaram no sufrágio, ou seja cerca de metade do número total de refugiados que se pensa estarem no país.

Segundo a OIM, a taxa de participação eleitoral é bastante satisfatória e o processo eleitoral decorreu calmamente e sem quaisquer dificuldades técnicas ou de procedimento".

As urnas recolhidas nos últimos dois dias vão agora ser transportadas, sob forte segurança, para Cabul onde será feita a contagem", refere o comunicado da organização.

PUB