África do Sul e Singapura levantam restrições às compras de frango ao Brasil

O governo do Brasil anunciou que a África do Sul e Singapura levantaram as restrições à compra de frango brasileiro, impostas após a deteção em maio de um surto de gripe aviária no país.

Lusa /
A China volta a comprar frango brasileiro EPA

Estes dois países juntam-se a outros 23 que já retomaram as compras de frango brasileiro, incluindo Argentina, Cuba, Uruguai, Paraguai e República Dominicana.

O Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro confirmou que cerca de 20 países ainda não suspenderam as medidas restritivas, incluindo a China e a União Europeia.

Em 2024, as exportações de carnes de frango do país sul-americano totalizaram 5,29 milhões de toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal.

A mesma associação informou que a China foi o maior destino das exportações brasileiras de frango em 2024, com 562,2 mil toneladas, enquanto a União Europeia foi o sétimo maior, com 231,9 mil toneladas.

Em 18 de junho, o governo brasileiro declarou o país livre da gripe aviária, depois de 28 dias sem registar novos casos da doença em criadouros de aves comerciais.

Num comunicado, o Ministério da Agricultura e Pecuária relatou que comunicou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal o fim de quarentena sanitária, conforme previsto nos protocolos internacionais.

O período "teve início em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfeção da granja (exploração) localizada em Montenegro, onde foi registado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país", lê-se no comunicado.

 

Tópicos
PUB