"Agora torcemos todos pelo êxito de Trump", afirma Obama

por RTP
Kevin Lamarque .- Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou hoje que independentemente das diferenças, Donald Trump foi eleito e que a democracia exige que agora todos trabalhem pelo seu êxito.

"Não é segredo que o Presidente eleito e eu temos divergências bastante significativas (...) Mas a presidência e vice-presidência é maior do que nós", disse Obama à imprensa na Casa Branca.

"Agora torcemos todos pelo seu êxito em unir e liderar este país. A transição pacífica do poder é uma das marcas da nossa democracia", acrescentou.

“Agora estamos todos unidos, numa só equipa, em primeiro lugar somos americanos”, sublinhou Barack Obama. 


Para Obama, “os americanos têm de estar orgulhosos pelo que fizemos nos últimos anos".

“É a forma como a política funciona, temos de convencer as pessoas de que estamos certos, depois as pessoas votam, e se perdemos refletimos, depois voltamos à arena. Tentamos ainda mais na próxima vez. Vou fazer tudo o que puder para ter a certeza de que o próximo presidente vai ter sucesso”, frisou.

Obama revelou ainda que falou, ontem à noite, com Hillary Clinton, e disse que “não podia estar mais orgulhoso dela”.

“No dia seguinte temos de ter consciência de que estamos todos na mesma equipa. Não somos democratas primeiro, ou republicanos primeiro, somos americanos primeiro. Somos patriotas primeiro”.

Tópicos
pub