Airbus desaparece com 216 passageiros a bordo
Um avião da Air France, voo AF 447, que fazia a ligação do Rio de Janeiro, no Brasil, para Paris, em França, não chegou ao seu destino e desapareceu dos radares, segundo informou a companhia francesa de aviação. A aviação brasileira já iniciou as buscas do avião em pleno Oceano Atlântico e a Air France já admitiu o pior.
O Airbus da Air France transportava 216 passageiros e 12 tripulantes e fazia a
ligação entre o Rio de Janeiro e Paris e desapareceu dos ecrãs dos radares esta
segunda-feira cerca das 7 horas, hora de Portugal continental, ao largo da
costa brasileira.
O avião da Air France, um Airbus A330, deveria ter aterrado às 11.10 horas locais no
aeroporto parisiense de Roissy.
"A preocupação é enorme
Entretanto, a Air France já anunciou não ter quaisquer notícias sobre o voo AF 447 que efectuava a ligação Rio de Janeiro-Paris com 216 passageiros a bordo e partilha da preocupação das famílias envolvidas, declarou uma porta-voz da companhia aérea francesa.
Numa última informação a Air France deu conta de ter recebido uma mensagem do avião desaparecido, cerca da 1.14 horas portuguesas, dando conta de um problema no circuito eléctrico isto após 15 minutos de uma forte turbulência.
Um gabinete de crise foi criado no aeroporto parisiense de Roissy, onde o secretário de Estado dos Transportes francês, Dominique Bussereau, era esperado ainda esta manhã.
Presidente Sarkozy preocupado
O presidente de França, Nicolas Sarkozy, já solicitou ao governo e aos administradores da empresa Air France que utilizem todos os métodos possíveis para encontrar o rasto do avião.
Em comunicado o presidente francês diz que "foi informado esta manhã da perda de contacto com o avião Airbus A 330 da Air France, que efectuava a ligação entre o Rio de Janeiro e o aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle" ao mesmo tempo que "exprime uma muito viva inquietude".
Entretanto, a agência italiana Ansa já informou que a bordo do avião estavam cinco passageiros italianos e três marroquinos ao mesmo tempo que foi posto à disposição um número de telefone de emergência para os familiares dos passageiros que se encontrem no estrangeiro:00 33 15 70 21 055.