Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Alemanha envia tanques Leopard 1 à Ucrânia. Ministro alemão da Defesa faz visita surpresa a Kiev

por RTP
Benjamin Westhoff - Reuters

O novo ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, fez esta terça-feira uma visita surpresa a Kiev, no mesmo dia em que a Alemanha confirmou o envio de 178 tanques Leopard 1 para a Ucrânia até 2024.

“O 'primeiro' Leopard 2 chegou a Kiev. Outros ainda vão chegar”, afirmou no Twitter o ministro ucraniano da Defesa, Oleksii Reznikov. Na publicação, o governante aparece acompanhado pelo homólogo alemão, que segura uma figura em miniatura do tanque alemão.


Esta é a primeira visita de Boris Pistorius a Kiev desde que assumiu o cargo de ministro alemão da Defesa, no mês passado, e ocorre no momento em que a Ucrânia pede aos países ocidentais que acelerem o envio de tanques pesados.

Esta terça-feira, a Ucrânia indicava que iria receber entre 120 e 140 tanques, incluindo o Leopard 2, de origem alemão, o Challenger 2, de origem britânica, e os M1 Abrams, de fabrico norte-americano.

Já esta tarde, o governo alemão aprovou o envio de 178 tanques Leopard 1 para a Ucrânia.

De acordo com a edição online da revista Der Spiegel, entre 20 a 25 destes tanques serão enviados até ao verão e pelo menos 80 tanques terão chegado a Kiev até ao final do ano. Prevê-se a entrega de outros 80 tanques até ao primeiro ou segundo trimestre de 2024.

Há duas semanas, o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou o envio de 14 tanques Leopard 2. Os Leopard 1 são mais velhos do que os Leopard 2 e são originários de stocks industriais do Exército alemão.

No entanto, o calendário de entrega destes tanques não está ainda totalmente definido e Kiev não esconde a preocupação, já que estes blindados poderão não chegar a tempo para ajudar o exército ucraniano a enfrentar uma nova ofensiva russa de larga escala.
pub